Pressão familiar foi peça-chave para Mauro Cid ceder à delação premiada

O ex-militar enfrenta uma série de acusações no STF com ligação direta ao governo Bolsonaro

Ex-tenente-coronel Mauro Cid | Edilson Rodrigues/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pressão exercida por familiares do ex-tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), desempenhou um papel crucial em sua decisão de colaborar com a Polícia Federal (PF) por meio de uma delação premiada. A determinação de familiares, incluindo seu pai, o general da reserva Mauro Cesar Lorena Cid, que também enfrenta investigações no Supremo Tribunal Federal (STF) por seu suposto envolvimento na venda de joias nos Estados Unidos, e sua esposa, Gabriela Cid, envolvida na falsificação do registro de vacinas que resultou na prisão de Cid, contribuíram para acelerar esse desdobramento.

O general Cid, que enfrenta sérias acusações no STF relacionadas à comercialização das joias sauditas no exterior, tinha interesse na colaboração de seu filho para mitigar as consequências legais que pairam sobre o caso. Da mesma forma, Gabriela Cid, envolvida em um escândalo de falsificação de registros de vacinação, via na delação uma oportunidade de reduzir seu próprio envolvimento no caso.

Leia Mais

O advogado de defesa de longa data do ex-militar, Bernardo Fenelon, também defendeu a possibilidade de delação como um caminho viável, mas Cid inicialmente resistiu à ideia. Durante meses, ele sustentou que não seria um informante, rejeitando a perspectiva de trair Bolsonaro. Cid, que acumulou experiência na área de Operações Especiais do Exército, argumentava que estava preparado para resistir a qualquer pressão que lhe fosse imposta.

No entanto, quando Cezar Bittencourt assumiu a defesa do militar em meados de agosto e corroborou a importância da delação, alinhando-se ao diagnóstico feito por seu predecessor, o ex-tenente-coronel finalmente cedeu à pressão de seus familiares e decidiu prosseguir com a colaboração com as autoridades.

A entrada de Cid como colaborador pode trazer à tona informações cruciais sobre eventuais irregularidades ou crimes cometidos no governo Bolsonaro, aumentando a pressão sobre as figuras políticas envolvidas e potencialmente afetando o panorama eleitoral para as próximas eleições presidenciais. Resta, agora, aguardar os desdobramentos desta decisão nos próximos meses.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES