Posição contrária de Augusto Aras não impede delação premiada de Mauro Cid

Segundo juristas, a decisão final sobre a validade da delação é controlada por ministros do STF

Alexandre de Moraes e Augusto Aras | Montagem com ambas as fotos de Antonio Augusto/Secom/TSE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em homologar a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), está gerando intensos debates jurídicos no cenário político brasileiro. A Procuradoria-Geral da República (PGR) havia manifestado uma posição contrária à referida delação, alegando que não aceita delações conduzidas pela Polícia Federal (PF).

No entanto, de acordo com juristas consultados, a decisão final sobre a validade da delação premiada repousa nas mãos do STF, que, no último sábado (09), confirmou a homologação do acordo. O ministro da Suprema Corte, Alexandre de Moraes, validou o instrumento jurídico firmado entre o tenente-coronel e a PF, mesmo diante da oposição da PGR. O procurador-geral da República, Augusto Aras, havia justificado a postura do órgão, ressaltando sua desaprovação a delações conduzidas pela PF.

Leia Mais

Essa polêmica remonta a 2018, quando o STF estabeleceu que a PF tinha a autoridade para negociar e celebrar acordos de delação premiada sem a necessidade de aprovação prévia do Ministério Público (MP). Os ministros à época argumentaram que essa permissão não violava a Constituição Federal.

O ex-ministro da Corte, Marco Aurélio Mello, comentou sobre o julgamento atual, destacando que a PGR sempre sustentou ter o monopólio da delação, enquanto o Supremo, em 2018, deixou claro que isso não estava de acordo com a Constituição Federal.

Mello enfatizou que o MP pode apresentar suas opiniões, mas a decisão final cabe ao Supremo, visto como o órgão máximo da República. O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, também conhecido como Kakay, concordou, afirmando que a posição da PGR não afeta a delação já homologada.

Adriana Spengler, vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), reforçou o entendimento de que a questão foi resolvida em 2018 e que a discordância da PGR com delações conduzidas pela PF não é nova, citando exemplos anteriores, como as delações de Antônio Palocci e Sérgio Cabral.

É relevante notar que, apesar da decisão do STF em 2018, em 2021, o colegiado derrubou a delação de Cabral após recurso da PGR, alegando que, neste caso específico, deveria ter havido a concordância do MP. Esse revés foi atribuído à apresentação de narrativas complementares pela PF após a homologação, o que foi considerado inoportuno, mas não estabeleceu um precedente geral.

Posicionamento da defesa de Bolsonaro

Por outro lado, a defesa do ex-presidente ainda não se pronunciou sobre se recorrerá da decisão judicial que homologou a delação premiada de Cid. O advogado Fabio Wajngarten negou, por meio das redes sociais, que a defesa do ex-presidente tenha planejado qualquer contestação judicial.

Além disso, Moraes rejeitou um pedido da equipe de advogados de Bolsonaro para acessar um depoimento recente de Cid relacionado à investigação sobre as joias sauditas. Vale ressaltar que, em 31 de agosto, tanto Bolsonaro quanto sua esposa, Michelle, optaram por permanecer em silêncio durante seus depoimentos, enquanto Cid e seu pai, o general Lourena Cid, forneceram informações detalhadas por horas.

Quem é Mauro Cid?

O tenente-coronel, ex-chefe da Ajudância de Ordens de Bolsonaro, era responsável por questões pessoais do presidente e se tornou uma figura central em várias polêmicas que envolviam o ex-presidente, incluindo suspeitas de venda de joias e presentes que deveriam ter sido incluídos no patrimônio da União, além de alegações de envolvimento em atos golpistas e fraude no cartão de vacinação do ex-presidente.

A Lei da Delação Premiada, de 2013, estabelece que o colaborador deve relatar todos os fatos ilícitos aos quais contribuiu e que têm relação direta com as investigações em curso. Antes de firmar um acordo com a PF, Cid prestou um depoimento detalhado na sede da corporação em Brasília, com o objetivo de fornecer informações que possam esclarecer as investigações. Como contrapartida, o colaborador pode receber benefícios, incluindo a redução ou o perdão de sua pena.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES