Procurador-Geral admite que Lava Jato tem 'legado maldito' que ceifa vidas

Augusto Aras afirma que a operação destruiu vidas e reputações e defende institucionalização do MP

Augusto Aras ao lado de Lula (PT) | Fellipe Sampaio /SCO/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, fez duras críticas à operação Lava Jato, descrevendo-a como tendo um "legado maldito" que resultou na destruição de vidas e reputações. Essa declaração foi feita por Aras em seu perfil no Twitter um dia após o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anular todas as provas obtidas no acordo de leniência da Odebrecht, agora chamada Novonor, que foram usadas em acusações e condenações.

Aras explicou que sua atuação em relação à Lava-Jato visou apenas institucionalizar e despersonalizar o Ministério Público (MP). Ele argumentou que agora a sociedade está vendo o verdadeiro "modus operandi" da operação, que, segundo ele, ceifou vidas, prejudicou a política, afetou a economia e desafiou a soberania nacional.

Leia Mais

Print da declaraçãoAlém disso, o procurador-geral observou que nos últimos quatro anos, o Brasil enfrentou um forte corporativismo, alimentado por notícias falsas divulgadas pela imprensa que, segundo ele, confundiram Justiça com vingança.

Aras enfatizou que o MP tem o dever de cumprir a Constituição, que, em sua opinião, foi desrespeitada por alguns membros ruidosos do sistema de Justiça.

O procurador-geral também se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agosto a pedido do senador Jaques Wagner, líder do Governo no Senado, que tem manifestado apoio à recondução de Aras. Apesar de negar uma campanha pela recondução, Aras recebeu elogios de aliados de Lula por sua atuação em relação à Lava Jato, o que pode pesar a seu favor.

No entanto, o vazamento de mensagens entre Aras e empresários, obtido pela Polícia Federal (PF), pode complicar sua posição. As mensagens mostram Aras chamando de "abuso" pedidos de investigação contra empresários bolsonaristas. A conversa incluiu garantias de que ele localizaria o processo que resultou em uma operação de busca e apreensão pela PF e quebra de sigilo bancário. Isso levou a PGR a entrar com um recurso no Supremo em setembro para rejeitar um pedido de senadores que buscavam a quebra do sigilo de supostas mensagens trocadas entre Aras e empresários investigados por falarem sobre um "golpe".

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES