Proposta que acaba com pensões de filhos de militares chega às mãos de Lula

Para relator, tema só pode ser pautado pelo Planalto; proposta recebeu apoio de 55 mil pessoas no site da Casa

Projeto colhe maioria de senadores | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal decidiu encaminhar à Presidência da República um projeto que visa eliminar as pensões destinadas aos filhos de militares. O parecer, apresentado pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), concluiu que o assunto é de "iniciativa privativa" do presidente, ou seja, cabe a Lula decidir se elabora ou não um projeto de lei para rever as pensões.

A proposta faz parte de uma sugestão de lei apresentada no programa e-Cidadania do Senado. Segundo a legislação, todas as proposições que recebem o apoio de 20 mil brasileiros em um período de quatro meses devem ser analisadas pela Casa. A sugestão de abolir as pensões, defendida pelo blogueiro Lucas Eduardo Almeida Cobra, obteve o apoio de mais de 57 mil pessoas e tramita desde 2019.

Leia Mais

Na prática, a decisão do Senado não deverá causar grandes problemas para o Planalto neste momento em que Lula busca restabelecer uma relação de confiança com as Forças Armadas após os ataques golpistas de 8 de janeiro. O texto não foi proposto por nenhum parlamentar da base aliada, e o governo não tem prazo para analisá-lo.

No entanto, a proposta agora será enviada ao Executivo devido ao parecer do senador Viana, que faz oposição ao governo. Em seu relatório, o parlamentar argumentou que o Congresso não pode legislar sobre direitos militares, citando um artigo da Constituição que confere ao chefe do Poder Executivo a elaboração de projetos de lei relacionados aos militares das Forças Armadas em termos de "seu regime jurídico, provimento de cargos, promoções, estabilidade, remuneração, reforma e transferência para a reserva".

“Esse ressarcimento demandaria análise de impacto orçamentário-financeiro, nos termos do artigo 113 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), e não se sabe se, ao cabo, a proposta seria acolhida pelo governo”, declarou.

Ao encaminhar a sugestão ao Planalto, Viana avaliou que o Executivo só poderia restringir ainda mais as pensões em um cenário específico: filhos de militares que estão vivos, ingressaram nas Forças Armadas até dezembro de 2000 e optaram, na época, pela contribuição previdenciária adicional de 1,5% de sua renda.

O senador ressaltou que essa alteração exigiria, no entanto, o reembolso das parcelas da contribuição adicional pagas por cada oficial desde 2000.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES