Pacheco flerta com a oposição para aprovar PEC que desafia o STF no Senado

O projeto propõe uma abordagem mais rigorosa, criminalizando a posse e o porte de drogas independentemente da quantidade

Criminalização dos usuários de drogas | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das drogas, defendida como um enfrentamento ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela oposição do governo Lula (PT), ganha respaldo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Dos 27 titulares, 14 expressaram apoio ao relatório do senador Efraim Filho (União-PB), programado para votação na próxima quarta-feira (13), garantindo maioria para a aprovação. A PEC, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), propõe uma abordagem mais rigorosa, criminalizando a posse e o porte de drogas independentemente da quantidade.

Efraim Filho, responsável pelo parecer, sugeriu penas alternativas, não incluindo o encarceramento para usuários de drogas. A oposição e parte da base do governo apoiam a proposta, mas destacam a necessidade de alterações para uma definição mais clara sobre a criminalização. O senador Magno Malta (PL-ES) expressou seu apoio, ressaltando a importância de ajustes para evitar redundâncias.

A PEC, parada desde setembro de 2023, retoma destaque em meio ao julgamento do STF sobre a descriminalização do porte de maconha. O senador Carlos Portinho (PL-RJ) afirmou que o Senado reagirá, enquanto Pacheco ressalta o respeito ao julgamento do STF. A iniciativa é vista como uma estratégia de Pacheco para cativar o eleitorado conservador visando as eleições em 2026.

A proposta altera a Constituição, incluindo um inciso que criminaliza posse e porte de drogas sem autorização. Enquanto a esquerda critica o endurecimento da política, Pacheco destaca a independência da PEC em relação ao julgamento do STF, buscando uma abordagem objetiva sobre a questão das drogas no Brasil.

PEC das Drogas: o que cada senador do CCJ pensa — Foto: Reprodução/O Globo

PEC das Drogas: o que cada senador do CCJ pensa — Foto: Reprodução/O GloboPara mais informação, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES