PSOL pediu a cassação de Zucco e Salles após censura contra Sâmia Bomfim

Durante CPI do MST, a deputada federal teve seu microfone silenciado e foi humilhada pelos deputados.

Deputada federal de São Paulo, Sâmia Bomfim | Reprodução - Foto: Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Partido Socialismo Liberdade (PSOL) recentemente realizou um protocolo por meio de representações no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados em que o mesmo pede que haja a cassação dos mandatos dos deputados federais Ricardo Salles (PL-SP) e Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS).

Ambos devem ser cassados por quebra de princípios e normas de conduta que orientam seu comportamento como parlamentar no exercício de seu mandato. Na ação ao conselho, o PSOL alega que Zucco e Salles, que ocupam os cargos de presidente e relator da Comissão, respectivamente, acabaram agindo com atos e falas de origens "misóginas e machistas" para com a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

Durante a última sessão da CPI do MST, realizada na quarta-feira (12), o presidente da Comissão Zucco acusou a deputada de não ter dado espaço de fala para outros deputados, ameaçando por fim à sessão. Além disso, durante a reunião o parlamentar também ordenou que Sâmia permanecesse "calada" e para "respeitar os demais deputados". Já o relator Ricardo Salles, acusou a deputada de se "vitimizar" e pediu aos colegas deputados que fizessem uma exposição escrita conjunta contra Sâmia.

Leia Mais

Essa não é a primeira vez que a deputada federal Sâmia Bomfim sofre com atos machistas e preconceituosos. No fim do mês de abril, a parlamentar foi alvo de censura e humilhação, ao ter seu microfone mutado mais de três vezes durante uma sessão, envolvendo os nomes de Zucco e Salles. A alguns meses o presidente Zucco foi investigado a mando do ministro Alexandre de Moraes por conta dos “atos antidemocráticos”, pela suspeita de patrocínio e incentivo a atos de 08 de janeiro em oposição ao resultado das eleições de 2022.

O parlamentar também possui alguns inquéritos na justiça registrados pela deputada Sâmia, em razão de seus atos misóginos. De acordo com o PSOL, na última sessão, além do presidente ter adotado uma postura "machista" ao se dirigir à Sâmia, o mesmo teria aberto espaço para que o deputado General Girão (PL-CE) fizesse ainda algumas declarações "misóginas e absurdas", sem que Zucco o repreendesse. O general, por exemplo, chegou a dizer que “respeita as mulheres” porque elas são “responsáveis pela procriação e harmonia da família".

Após o anúncio vir a público, em nota, Zucco se pronunciou acusando o partido de "judicializar o trabalho legislativo na tentativa de impor uma narrativa mentirosa de perseguição a parlamentares da sigla". E ainda defende que Sâmia Bomfim "extrapolou os limites da civilidade e do respeito com seus pares". O relator Salles em concordância com o colega, alegou que as deputadas mulheres do partido socialista "agridem" os colegas de trabalho e tentam posar de "vítimas".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES