Rafael Fonteles lidera governadores e quer maior rateio no Orçamento

Para muitos estados, o FPE representa uma das principais, se não a principal, fonte de receita que garante o funcionamento adequado da administração pública.

Reunião dos governadores com o senador Rogério Carvalho | Roque de Sá/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira, 25 de setembro, governadores de oito estados nordestinos se uniram em prol de medidas fundamentais para fortalecer as finanças estaduais. Eles defenderam a restauração das perdas no Fundo de Participação dos Estados (FPE) e ampliação do diálogo sobre a reforma tributária com o governo central. Além disso, reivindicaram a urgente votação da PEC 51/2019, que busca aumentar a fatia dos estados no Orçamento da União.

O encontro ocorreu com o senador Rogério Carvalho (PT-SE), relator da PEC 51/2019, e contou com a presença de governadoras Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Raquel Lyra (Pernambuco), e os governadores Rafael Fonteles (Piauí), Elmano de Freitas (Ceará), Jerônimo Rodrigues (Bahia), Carlos Brandão (Maranhão), João Azevêdo (Paraíba) e Fábio Mitidieri (Sergipe, também presidente do Consórcio Nordeste).

Leia Mais

A PEC 51/2019 busca modificar o artigo 159 da Constituição para aumentar de 21,5% para 26% a parcela destinada aos estados no Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal. Este aprimoramento, já passando por cinco sessões de debate no primeiro turno, atualmente está sob análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde se avalia uma emenda que inclui os municípios nessa alteração proposta pela PEC, elaborada pelo senador Lucas Barreto (PSD-AP).

O líder do Piauí, Rafael Fonteles, tem encampado as discussões relativas à Reforma Tributária, expert em finanças é destaque como uma espécie de porta-voz dos governadores. Na ocasião, o petista frisou que a pauta da reforma tributária está intrinsecamente ligada ao critério de distribuição do FPE na PEC 51/2019, assegurando que esse fundo cumpra seu papel de reduzir as disparidades regionais. Ele ressaltou a necessidade de vincular esse critério à renda per capita dos estados e pediu apoio do senador Rogério nesse processo, enfatizando que a recomposição do FPE, já aprovada na Câmara, precisa ser tratada com igualdade em relação ao FPM, com ambas recebendo a mesma recomposição prevista por lei.

"Esse critério tem que ser ligado a renda per capita dos estados. Essa recomposição do FPE, que já foi aprovada na Câmara, está vindo para o Senado e não tem relator ainda, mas os estados querem um tratamento isonômico em relação ao FPM. O FPE e o FPM têm que ter a mesma recomposição prevista em lei. Também pedimos o apoio do senador Rogério nessa questão", cravou.

O senador Rogério destacou a relevância da reunião em trazer à tona a discussão sobre a divisão dos recursos advindos de Imposto de Renda e IPI, que compõem o FPM e o FPE. Os estados buscam uma abordagem equiparada àquela historicamente direcionada aos municípios, demandando a inclusão da PEC 51/2019 na agenda. Eles também desejam dialogar com o governo e o relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga (MDB-AM), sobre os critérios de distribuição dos recursos que constituirão o Fundo de Desenvolvimento Regional. Outro ponto crucial levantado foi a necessidade de recompor as perdas no FPE, pois, devido à queda na arrecadação, é imperativo encontrar soluções para manter a estabilidade financeira. Para muitos estados, o FPE representa uma das principais, se não a principal, fonte de receita que garante o funcionamento adequado da administração pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES