Sob pressão, Arthur Lira garante que reforma tributária será votada amanhã

Lira afirmou que buscará sempre alternativas para construir um consenso entre a maioria dos parlamentares.

Arthur Lira é o presidente da Câmara | Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista ao canal a cabo GloboNews nesta quarta-feira (5), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que a reforma tributária será debatida no plenário ainda hoje, com a previsão de votação em primeiro turno na quinta-feira (6). Lira tem sido pressionado a mostrar que continua forte e influente no Congresso, após aliados serem alvos de Operações. 

O líder da Casa Legislativa ressaltou a importância de ajustar alguns pontos do texto, mencionando especificamente a questão do Conselho Federativo. Ele enfatizou a necessidade de tornar esse órgão o mais técnico possível, reduzindo a interferência e mantendo a autonomia na arrecadação e distribuição dos tributos unificados.

Leia Mais

O Conselho Federativo é uma proposta presente na reforma tributária em tramitação na Câmara e seria responsável por administrar o Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS), que unificará o ICMS estadual e o ISS municipal. Nesse sentido, líderes estaduais e municipais têm explicitado a preocupação de que o órgão limite a autonomia dos entes federativos na gestão dos tributos

Diante do imbróglio, tanto o governo quanto o relator do texto, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), negam veementemente que essa possibilidade exista e estão analisando formas de adequar a proposta para garantir a adesão de governadores e prefeitos, visando também a conquista dos votos dos deputados desses estados. Entre os que tem manifestado preocupação está o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que é ex-ministro da então gestão Jair Bolsonaro (PL-RJ)

Lira afirmou que buscará sempre alternativas para construir um consenso entre a maioria dos parlamentares, reconhecendo a complexidade da matéria e a diversidade de interesses envolvidos.

Questionado se a votação da reforma seria um novo "teste da base aliada" para o governo, Lira reforçou a importância do protagonismo do Congresso em temas de interesse nacional. Ele ressaltou que aqueles que tentam politizar a reforma tributária estão equivocados e afirmou que se trata de um assunto fundamental para o país, com enfoque federativo e de interesse coletivo. Segundo Lira, é necessário buscar um texto imparcial, que não aumente a carga tributária, e afastar interpretações que visem inviabilizar a aprovação da reforma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES