Rosa quer julgar temas polêmicos, como drogas e aborto, antes de deixar STF

A ministra está disposta a enfrentar uma série de pautas sensíveis antes da aposentadoria

Desafios finais | Carlos Alves Moura
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, está a apenas três meses de completar 75 anos, idade em que é obrigada a se aposentar. Nesse período, o plenário da Corte deve enfrentar uma série de temas controversos e acaloradamente debatidos antes de Weber deixar o cargo de ministra.

De acordo com interlocutores do STF, questões como a descriminalização do uso pessoal de drogas, a permissão do aborto no início da gestação e o marco temporal para a demarcação de terras indígenas estarão em pauta para análise.

Leia Mais

Apesar das pautas sensíveis, há uma expectativa de que o segundo semestre seja um momento de alívio e distensão para o Supremo. A Corte enfrentou um dos períodos mais conturbados de sua história, sendo alvo de ataques e hostilidades durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que culminou na invasão e depredação de seu prédio em 8 de janeiro, após a transição de governo.

A presidente Weber já determinou a inclusão de casos importantes em sua agenda, como os processos relacionados à legítima defesa da honra em feminicídios, a criação da figura do "juiz de garantias" (que foi evitada por Luiz Fux durante sua presidência) e a descriminalização do porte de drogas para consumo próprio.

Apesar de seu mandato ser mais curto devido à proximidade de sua aposentadoria, Weber conseguiu dar andamento a casos relevantes, como o indulto concedido por Bolsonaro ao ex-deputado Daniel Silveira, o julgamento que condenou o ex-presidente Fernando Collor por corrupção e a ação que declarou inconstitucional o mecanismo conhecido como "orçamento secreto".

Temas sensíveis

Um dos temas que ainda aguarda análise é o marco temporal para a demarcação de terras indígenas, que teve seu julgamento suspenso em junho por um pedido de vista do ministro André Mendonça. Rosa mostrou preocupação com a limitação temporal que enfrenta devido à aposentadoria e pediu ao colega que agilizasse a análise do processo.

Outro tema em destaque é a ação apresentada pelo PSOL que busca a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Há expectativa de que a ministra paute o assunto e profira seu voto. Em 2016, durante um caso específico julgado pela Primeira Turma, Weber já havia votado a favor da tese de que o aborto até o terceiro mês de gravidez não é crime.

Enquanto preside o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a presidente do STF também terá sua agenda voltada para questões relacionadas ao sistema prisional, com a revisão de mais de 100 mil processos penais. A expectativa é que ela conduza ações importantes até sua aposentadoria.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES