Saiba como a ampliação do foro privilegiado impactará nos planos de Bolsonaro

O julgamento foi suspenso após novo pedido de vista, desta vez do ministro André Mendonça

STF amplia foro privilegiado | Montagem/MeioNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) alcançou maioria, na última sexta-feira (12), para ampliar o foro privilegiado de autoridades nos casos de crimes cometidos durante e após o exercício do cargo. O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, contribuiu para o placar de seis votos a favor. No entanto, o julgamento foi suspenso após novo pedido de vista, desta vez do ministro André Mendonça, com os magistrados tendo até o dia 19 deste mês para votar.

ARGUMENTO DE BARROSO: Barroso concordou com o relator, ministro Gilmar Mendes, argumentando que o envio do caso a outra instância ao término do mandato prejudica o andamento das investigações. O presidente do STF destacou que a decisão não altera a restrição do foro apenas aos crimes cometidos durante o mandato, conforme estabelecido em 2018.

BOLSONARO NA MIRA? Decano da Corte, Gilmar Mendes defendeu manter no Supremo processos de autoridades mesmo após o fim dos mandatos, exceto nos casos de crimes praticados antes da investidura no cargo ou aqueles sem relação com suas funções. A medida poderia afetar processos como os que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que teve pedidos de investigação remetidos à primeira instância após deixar o cargo.

RESPOSTA DO CONGRESSO: Paralelamente, a discussão sobre a limitação do foro privilegiado ganha destaque na Câmara dos Deputados, com críticas ao STF por avocar casos que envolvem pessoas sem mandato. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para restringir o foro apenas a cargos específicos avançou no Senado e em comissão da Câmara, mas aguarda avanços desde então.

Foro privilegiado — Foto: Reprodução/O Globo

Foro privilegiado — Foto: Reprodução/O Globo

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES