Saiba o motivo pelo qual Alckmin não vai assumir a Presidência durante cirurgia de Lula

O presidente ficará afastado de suas atividades oficiais durante procedimento cirúrgico no quadril nesta sexta-feira

Lula e Geraldo Alckmin | Evaristo Sa/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar da previsão de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será submetido a uma cirurgia no quadril direito com anestesia geral na próxima sexta-feira (29), durante a qual ficará inconsciente por algumas horas, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) não assumirá formalmente a Presidência.

Essa possibilidade chegou a ser debatida no Palácio do Planalto, mas a conclusão foi de que tal medida não se fazia necessária. De acordo com a interpretação dos assessores de Lula, em caso de um evento que exigisse uma ação urgente, o vice estaria automaticamente apto a tomar decisões. Essa situação seria semelhante a um cenário em que o presidente, por exemplo, sofresse um mal-estar que o deixasse inconsciente de forma súbita.

Leia Mais

O artigo 79 da Constituição descreve as funções do vice-presidente, estabelecendo que ele "substituirá o presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-á, no de vaga".

Lula será submetido a uma artroplastia total de quadril no Hospital Sírio Libanês, em Brasília. O presidente tem enfrentado intensas dores na cabeça do fêmur devido a uma artrose desde agosto do ano passado. Em julho, ele tornou público seu desconforto durante uma transmissão ao vivo, mencionando que tem se sentido "irritado", "nervoso" e de "mau humor".

A cirurgia envolverá a implantação de uma prótese híbrida, que combina uma parte fixada com cimento ósseo e outra encaixada diretamente no osso. Após a operação, que se espera durar algumas horas, uma coletiva de imprensa será realizada com o ortopedista, o médico Roberto Kalil e a médica Ana Helena Germoglio, que atua na Presidência da República.

Após a cirurgia, é previsto que o presidente permaneça pelo menos três semanas despachando do Palácio da Alvorada.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES