Saiba quais projetos do PT Lula precisou sacrificar para se conciliar com militares

Essa mudança na postura de Lula em relação à GLO ocorreu após uma coordenação entre os comandantes militares e o ministro José Múcio, ao longo do ano

Presidente Lula (PT) | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cinco dias antes de assinar um decreto autorizando o emprego das Forças Armadas em uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos portos e aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou: "Enquanto eu for presidente, não terá GLO".

O anúncio da GLO, em 1º de novembro, foi justificado pelo presidente Lula como uma resposta necessária diante de uma "situação muito grave" envolvendo o crime organizado no Rio de Janeiro. Lula enfatizou que o decreto visava estabelecer uma operação integrada de combate ao crime organizado.

Essa mudança na postura de Lula em relação à GLO ocorreu após uma coordenação entre os comandantes militares e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, ao longo do ano. O objetivo era reconstruir a confiança entre os militares e o presidente após uma transição de governo complexa e disputas após os ataques golpistas aos prédios do governo em 8 de janeiro.

Conciliação entre Lula e militares

Múcio indicou a interlocutores que alguns eventos foram cruciais para melhorar as relações entre Lula e os comandantes militares. Um desses eventos foi a operação da Força Aérea Brasileira (FAB) para evacuar brasileiros durante as fases iniciais do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

O ministro acredita ter revertido com sucesso a desconfiança mútua quando Lula começou, no final do primeiro semestre, a telefonar diretamente para os comandantes militares, em vez de usar Múcio como intermediário nos contatos.

Em busca de manter as relações civil-militares durante o terceiro mandato de Lula, a estratégia do governo concentra-se na perspectiva da conciliação, abdicando de ideias mais à esquerda dentro da coalizão que apoiou a campanha eleitoral do petista. A maioria na PT, por exemplo, tentou capitalizar o momento de crise militar para aprovar medidas no Congresso visando reduzir os poderes militares e alterar o Artigo 142 da Constituição.

Esse movimento, liderado pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP), foi botado em segundo plano pelo próprio governo. Em vez disso, o governo articulou a elaboração de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pactuada com os chefes militares, prevendo apenas a proibição de militares permanecerem na ativa se disputarem eleições.

Projeto interministerial

Múcio também trabalhou junto a Lula para evitar a recriação da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos — uma demanda do ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos) para investigar crimes cometidos durante a ditadura militar.

Segundo o historiador e sociólogo Lucas Pedretti, especialista em relações civis-militares, Lula adotou em seu terceiro governo a estratégia de evitar o confronto com as Forças Armadas. Para Pedretti, a conciliação promovida por Lula e Múcio pode, como efeito, ter garantido a governabilidade do petista.

"Essa opção política deixa em aberto um problema, que vai se manifestar cedo ou tarde, quando houver uma nova crise política, crise institucional. À medida em que os militares continuam se percebendo como poder moderador da República e continuam dispondo de mecanismos institucionais e legais para isso", afirmou.

Embate entre interesses

O único confronto que o governo teve com as Forças Armadas ocorreu quando Múcio decidiu demitir o então comandante do Exército, general Júlio César de Arruda, após a quebra de confiança pelos eventos de 8/1 e a relutância em afastar o ex-ajudante de ordens Mauro Cid de um cargo de chefia em Goiânia.

Após esse embate, Lula e Múcio tomaram partido dos militares em discussões sobre o aumento no orçamento das Forças e nos conflitos entre as Forças e a Polícia Federal (PF), entre outros momentos.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES