Saiba quais são os nomes favoritos para suceder Lira na presidência da Câmara

O atual presidente afirmou que espera o apoio do presidente Lula para Elmar Nascimento ocupar a cadeira presidencial da Casa

Arthur Lira - atual presidente da Câmara dos Deputados | Cristiano Mariz/O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados agendada para fevereiro de 2025, os pré-candidatos ao cargo já estão se mobilizando para consolidar seus nomes na disputa. Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Casa, indicou seu apoio à candidatura de Elmar Nascimento (União-BA), sinalizando um possível alinhamento político para sua sucessão. Outros nomes como Marcos Pereira (Republicanos-SP), Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL) também se destacam como possíveis concorrentes.

Na última sexta-feira (23), Lira afirmou que espera o apoio do presidente Lula e do PT na sua sucessão, enfatizando que os compromissos assumidos pela Mesa Diretora estão sendo cumpridos, o que, segundo ele, dá motivos suficientes para que petistas não apoiem outra candidatura em 2025.

O futuro presidente da Câmara precisará conquistar a maioria absoluta dos votos para se eleger, e em caso de segundo turno, vence o candidato que alcançar a maioria simples. O presidente da Câmara desempenha um papel crucial na condução dos trabalhos legislativos, liderando a Mesa Diretora e tomando decisões sobre a pauta, além de assumir o comando do país em ausências do presidente e vice-presidente.

Leia Mais

Entre os pré-candidatos, Elmar Nascimento, líder da União Brasil, é considerado o mais próximo de Lira, com um histórico de embates com o Executivo. Marcos Pereira, vice-presidente da Câmara, busca apoio direto dos deputados, mas enfrenta desafios pela ligação de seu partido com o governador de São Paulo, aliado de Bolsonaro. Antonio Brito, líder do PSD, tem perfil discreto e conciliador, enquanto Isnaldo Bulhões Jr., líder do MDB, busca apoio de Lula e é próximo de Renan Calheiros.

O cenário político para a sucessão de Arthur Lira promete ser um tema central nos debates políticos à medida que 2025 se aproxima.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES