Saída temporária de presos pode ser extinta no Brasil; em análise hoje!

Se o projeto for aprovado na CSP, seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Flávio Bolsonaro é o relator da proposição | Roque de Sá/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tema central em discussão na Comissão de Segurança Pública (CSP) nesta terça-feira (26) é o projeto que propõe mudanças significativas no sistema penal. O projeto de lei (PL) 2.253/2022, originado na Câmara dos Deputados, traz em seu escopo a extinção da saída temporária dos presos, a obrigatoriedade do exame criminológico para progressão de regime e a imposição do uso de monitoramento eletrônico para aqueles que avançarem para o regime aberto ou semi-aberto.

O relator da matéria, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), manifestou parecer favorável, ressaltando que a eliminação da saída temporária é uma medida crucial que, em sua visão, contribuirá de maneira significativa para a redução da criminalidade.

Leia Mais

De autoria do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), o projeto estipula que a tornozeleira eletrônica seja empregada não apenas em regime de liberdade condicional, mas também quando o juiz impuser restrições de frequência a determinados locais como parte da pena. A violação das condições estabelecidas para esse tipo de monitoramento pode acarretar na revogação do benefício ou na alteração da pena para privação de liberdade.

A proposta traz alterações na Lei de Execução Penal (Lei 7.210, de 1984), introduzindo a exigência do uso da tornozeleira eletrônica, conferindo ao juiz a prerrogativa de analisar cada caso individualmente. Além disso, condiciona a progressão de regime aos resultados do exame criminológico, já previsto na legislação. No caso específico da transição para o regime aberto, além das condições atuais, requer que o condenado demonstre evidências concretas de sua adaptação ao novo regime com um baixo risco, avaliado pelos resultados do exame.

Flávio Bolsonaro respalda sua posição citando experiências bem-sucedidas em outros países que adotaram a obrigatoriedade do equipamento, indicando que essa medida trará resultados positivos. Ele também enfatiza que a necessidade de realizar o exame para a progressão de regime está em sintonia com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Se o projeto for aprovado na CSP, seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES