Segundo 'patriota' preso pelos atos golpistas do 8/1 morre em menos de um mês

Antonio Marques da Silva faleceu em casa devido a um “choque neurogênico e traumatismo crânio encefálico grave”

Atos golpistas do 8 de janeiro | Sergio Lima/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Menos de um mês antes do falecimento de Cleriston Pereira da Cunha, um dos detidos nos eventos de 8 de janeiro, na Penitenciária da Papuda, em Brasília, na última segunda-feira (20), outro indivíduo que também foi preso por participação nos atos antidemocráticos na capital já havia perdido a vida.

Ao contrário de Pereira, Antonio Marques da Silva, de 49 anos, havia sido liberado da prisão ainda em janeiro, sujeito a medidas cautelares como o uso de tornozeleira eletrônica, e estava enfrentando um processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele faleceu em Barra do Garças (MT), sua cidade de residência, em 29 de outubro, às 17h30. Segundo a defesa de Marques, informada ao ministro Alexandre de Moraes, a causa do óbito foi "choque neurogênico e traumatismo crânio encefálico grave".

Na ocasião da prisão, ele estava sob o uso de dois medicamentos para controle de hipertensão arterial: losartana e hidroclorotiazida.

Natural de Bom Jardim, no Maranhão, Antonio Marques da Silva trabalhava como pavimentador de rodovias, mas estava desempregado quando foi para Brasília. Marques, que estudou até a quarta série, deixou sete filhos. Ele chegou à capital em 7 de janeiro, de ônibus, em uma viagem que, segundo disse à Polícia Federal (PF), não lhe custou nada, e ficou acampado em frente ao Quartel General do Exército.

Preso em 9 de janeiro, na frente do QG, por ordem de Moraes, ele afirmou à PF que chegou a ir à Praça dos Três Poderes por volta das 16h30 do 8 de janeiro, mas o movimento já estava recuando, e ele, conforme sua versão, não invadiu prédio público. Marques já foi filiado ao PDT e ao PSC e estava filiado ao Solidariedade.

Denunciado pela PGR em março, Marques respondia a uma ação penal no STF por incitação ao crime equiparada pela animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais e associação criminosa. A acusação contra ele foi aceita no começo de maio, com os votos de oito dos 10 ministros que então compunham a Corte. Apenas Nunes Marques e André Mendonça votaram contra a denúncia.

Em agosto, a ação penal contra Marques foi suspensa por Moraes por 120 dias, em razão da possibilidade reconhecida pelo ministro de a PGR oferecer acordos de não persecução penal a réus do 8 de janeiro. Diante da morte do cliente, a defesa de Antonio Marques informou a Moraes no último dia 13 e, na sexta-feira (17), o ministro declarou extinta a punibilidade em relação a ele.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES