12 deputados do PL de Bolsonaro 'fizeram o L' e aprovaram a medida de Lula; lista!

Dentre os que votaram a favor do presidente, destaca-se o ex-humorista Tiririca (SP)

Tiririca, Michelle Bolsonaro e Rosângela Reis | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Partido Liberal (PL), com seus 98 parlamentares, se posicionou contrariamente à taxação dos "super-ricos", aprovada nesta quarta-feira (25) com 323 votos no plenário da Câmara dos Deputados. Contudo, 12 membros do partido liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) votaram a favor da proposta, considerada essencial para a agenda econômica de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O texto segue agora para o Senado Federal.

Os representantes do PL que apoiaram a medida são figuras distantes do núcleo duro bolsonarista, já alinhados previamente com o governo em outras votações. Entre eles estão Daniel Agrobom (GO), Ícaro de Valmir (SE), Jorge Goetten (SC), João Maia (RN), João Carlos Bacelar (BA), Luciano Vieira (RJ), Junior Lourenço (MA), Matheus Noronha (CE), Rosângela Reis (MG), Samuel Viana (MG), Robinson Faria (RN) e Tiririca (SP).

É relevante notar que Junior Lourenço, Bacelar e Matheus Noronha foram anteriormente sancionados pelo partido por votarem a favor da reestruturação ministerial. Na ocasião, o PL suspendeu a participação de oito deputados em comissões na Câmara por três meses. No entanto, nesta votação, três abstiveram-se, e dois, Pastor Gil e Vinícius Gurgel, votaram contra.

Leia Mais

O veterano humorista Tiririca e a parlamentar Rosângela Reis, apesar de terem vínculos com o PL, não se alinharam consistentemente com a oposição. Tiririca, conhecido por não aderir à pauta oposicionista, e Rosângela Reis, próxima de Michelle Bolsonaro, têm votado com o governo em questões econômicas. Desde maio deste ano, ela ocupa o cargo de segunda vice-presidente do PL Mulher, indicada pela ex-primeira-dama.

Além do PL, outros partidos de oposição também votaram a favor da proposta. De maneira geral, 38 parlamentares desses partidos apoiaram o governo, enquanto 18 se abstiveram na votação que atende aos interesses do presidente.

A taxação dos fundos exclusivos, com poucos cotistas, é considerada uma parte essencial da agenda econômica. O projeto enfrentou semanas de negociação e só foi pautado após o governo atender aos interesses do Centrão, com o desligamento da presidente da Caixa, Rita Serrano, na quarta-feira, para dar lugar a Carlos Antônio Vieira Fernandes, ex-ministro interino das Cidades e Integração durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

Segue abaixo a distribuição de votos de alguns partidos de oposição:

  1. PL: 12 a favor, 73 contra, 13 abstenções
  2. Podemos: 12 a favor, 2 contra, 1 abstenção
  3. PSDB: 9 a favor, 3 contra, 2 abstenções
  4. Cidadania: 2 a favor, 1 contra, 1 abstenção
  5. Patriota: 3 a favor, 1 contra, 1 abstenção
  6. Novo: 3 contra

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES