Senado aprova PL que reduz jornada de trabalho sem corte de salário; entenda

O texto agora segue para apreciação na Câmara dos Deputados, uma vez que tramitava em caráter terminativo e não passará pelo plenário do Senado

Jornada de trabalho | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (12), a Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou, por 10 votos a 2, o projeto de lei que propõe a redução da jornada de trabalho sem a diminuição do salário. O texto, relatado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), agora segue para apreciação na Câmara dos Deputados, uma vez que tramitava em caráter terminativo e não passará pelo plenário do Senado.

O relator fez uma adição ao texto final ao acatar uma sugestão do senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Conforme a redação, em situações de dificuldades financeiras da empresa, com acordo ou convenção coletiva, poderá ocorrer a redução do salário.

No parecer favorável, Paim destacou que a medida tem o potencial de melhorar a qualidade de vida da população e, inclusive, de gerar mais empregos. Ele ressaltou que a jornada de trabalho reduzida atende às demandas do trabalho moderno, citando pesquisas que indicam ganhos de produtividade e melhorias na saúde mental e física dos trabalhadores.

O senador Weverton Rocha (PDT-MA), autor do projeto, aproveitou para enfatizar a importância da iniciativa. "Sempre precisamos fortalecer a relação de trabalho, garantir um desenvolvimento justo e fraterno, e precisamos estar de portas abertas a novos investidores e a mudanças", afirmou. O projeto representa um avanço significativo nas relações trabalhistas e promete continuar sendo tema de debates nas próximas etapas legislativas.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES