Volodymyr Zelensky faz proposta mirabolante e recebe 'não' de Lula

O presidente ucraniano manifestou interesse em se reunir com Lula em Brasília sem aviso prévio, ou seja, quis 'furar fila' na agenda diplomática do Planalto

Volodymyr Zelensky e Lula | Presidência da Ucrânia
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, manifestou o interesse de se reunir com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante sua escala em Brasília, antes de seguir para a posse de Javier Milei na Argentina.

No entanto, Lula recusou o pedido, segundo fontes do Itamaraty, alegando que o convite foi feito em curto prazo, na última quinta-feira (7), quando a diplomacia brasileira e o próprio Lula estavam envolvidos na cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro.

O horário e a circunstância do encontro foram considerados incomuns, já que Zelensky fez uma parada para reabastecer seu avião na base aérea de Brasília no sábado (10) à noite. O presidente ucraniano pousou no Brasil às 20h15 e decolou duas horas depois.

Maria Luisa Escorel, secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, foi enviada para encontrá-lo. "É muito raro esse tipo de encontro em uma base aérea, sem preparação e sem antecedência", destacou um diplomata a par do assunto.

Embora Zelensky não tenha detalhado o motivo do encontro, presume-se que fosse para discutir a situação da guerra na Ucrânia. Os dois líderes já se encontraram em setembro em Nova York durante a Assembleia-Geral da ONU, após Lula ter gerado polêmica com suas declarações sobre a guerra.

A decisão de Lula de não enviar representantes para a posse de Milei foi interpretada como um recado ao candidato de ultradireita, que o chamou de "corrupto" e o acusou de interferência no processo eleitoral argentino durante a campanha. A situação causou desconforto entre aliados de Lula, que ironizaram a agenda do ex-presidente com um líder que perdeu as últimas eleições no Brasil.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES