Senado pede a Moraes destruir provas contra senadores encontradas no celular de Do Val

O pedido refere-se ao conteúdo encontrado no pen drive e no celular apreendidos pela PF durante a operação contra o senador

Alexandre de Moraes e Marcos do Val | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Advocacia do Senado Federal solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a destruição de documentos e informações relacionados a senadores da República. O pedido refere-se ao conteúdo encontrado no pen drive e no celular apreendidos pela Polícia Federal (PF) durante a operação contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES), realizada em junho.

O receio é que dados comprometedores, seja no aspecto criminal ou não, possam ser utilizados contra parlamentares que não estão sob investigação no inquérito do 8 de Janeiro, que fundamentou a operação contra Do Val. Entre os dispositivos apreendidos estava o celular funcional do Senado, utilizado pelo parlamentar para participar de grupos privados no WhatsApp com outros políticos.

A petição assinada pelo advogado-geral do Senado, Thomaz Henrique Gomma de Azevedo, destaca: "Que sejam imediatamente inutilizados ou destruídos todos os documentos e as informações que tenham relação com senadores da República que não constem do rol de investigados nos autos do Inquérito nº 4.923 e da Pet nº 10.975 deste Supremo Tribunal Federal, a fim de serem preservadas as imunidades parlamentares constantes do art. 53 da Constituição, bem como o rol de liberdades fundamentais dessas autoridades".

Recentemente, a Procuradoria-Geral da República (PGR) expressou críticas à apreensão de celulares com a alegada finalidade de obtenção de provas que não se relacionem com a investigação original, prática conhecida como "fishing expedition".

Conforme anteriormente destacado, o Senado também solicitou a Moraes a devolução do pen drive e do celular funcional apreendidos com Do Val, após a extração do material pertinente à investigação. Em resposta, Alexandre intimou a Mesa do Senado a explicar por que deseja atuar no inquérito em defesa do parlamentar, uma movimentação que foi vista com estranheza pelo corpo jurídico do parlamento.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES