Senador mais radical de Bolsonaro enfrenta tribunal por corrupção eleitoral

A possível condenação de Jorge Seif Jr. pode impactar, até mesmo, no emprego de Renan Bolsonaro, filho 04 do ex-presidente

Jair Bolsonaro e Jorge Seif Jr. (PL) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta a possibilidade de perder um dos seus aliados mais fervorosos no Senado Federal, uma vez que Jorge Seif Jr. (PL-SC), ex-secretário da Pesca, está sendo julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) a partir desta quinta-feira (26) em resposta a uma ação movida pelo PSD. A ação alega suposto abuso de poder econômico, e Seif Jr. pode perder o mandato caso seja condenado.

Seif Jr., conhecido por sua lealdade ao ex-presidente, emprega Jair Renan Bolsonaro, filho 04 de Bolsonaro, em seu escritório localizado em Balneário Camboriú, importante destino de férias no litoral catarinense. Em abril, o ex-secretário teve um caminhão da empresa de pescados da família apreendido com 322 quilos de maconha.

Leia Mais

A ação movida pelo PSD argumenta que Seif utilizou a estrutura da rede de lojas Havan, sendo apoiado pelo empresário Luciano Hang, que teria atuado como um importante cabo eleitoral do senador. Mesmo com suas contas bloqueadas na época, Hang teria doado cerca de R$ 300 mil a Seif Jr. e utilizado recursos da rede de lojas para promover a campanha do candidato bolsonarista, o que configura abuso do poder econômico, mais conhecido como corrupção, crime eleitoral segundo a legislação.

O PSD apresentou na ação relatórios de voos do helicóptero de Luciano Hang, material publicitário e imagens do empresário pedindo votos para o senador. Se condenado, Seif Jr. e seu suplente, Adrian Censi, perderiam o mandato e ficariam inelegíveis por oito anos, mas teriam o direito de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo as regras eleitorais, Raimundo Colombo assumiria o mandato até a convocação de novas eleições no Estado.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES