Raul Araújo se opõe a Benedito na condenação de Bolsonaro por abuso eleitoral no 7/9

O ex-presidente está sendo julgado sobre o caso de abuso de poder político, econômico e uso indevido dos meios de comunicação

Ex-presidente, em palanque, no 7 de setembro | Isac Nóbrega/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizada às 12h42

O corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, protagonizou a primeira condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à inelegibilidade por uso eleitoral das comemorações do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro do ano passado. Além da inelegibilidade, o ex-mandatário foi multado em R$ 425 mil. Gonçalves também impôs multa ao general Walter Braga Netto em R$ 212 mil, porém, poupou o então candidato a vice da inelegibilidade. O tribunal ainda aguarda os votos de outros seis ministros.

Ministro Raul Araújo vota contra a condenação

Leia Mais

Em contrapartida, o ministro Raul Araújo iniciou a divergência, igualando o placar em 1 a 1 a favor da condenação de Bolsonaro. Em sua visão, não ocorreu abuso de poder político no evento de 7 de Setembro.

Os votos de outros cinco ministros ainda estão pendentes. Atualmente, Floriano de Azevedo Marques está proferindo seu voto.

A decisão de Gonçalves fortalece a tendência de condenação de Bolsonaro por abuso de poder político, econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Essa seria a segunda inelegibilidade do ex-presidente, após a primeira condenação em junho por mentiras sobre o processo eleitoral durante uma reunião com embaixadores.

A nova punição, embora não acumule com a anterior, aumenta o desgaste político de Bolsonaro a um ano das eleições municipais de 2024. O TSE analisa a conduta do ex-presidente durante o 7 de Setembro, após ações apresentadas pelo PDT e pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS). As acusações incluem o uso da estrutura pública para atos de campanha e a convocação de apoiadores com viés político.

Pluralismo político violado

Benedito Gonçalves apontou que Bolsonaro, ao convocar apoiadores desde as convenções partidárias, não deixou espaço para o pluralismo político nas comemorações. O corregedor-geral também destacou símbolos patrióticos e militares utilizados no evento, ressaltando que a militância convocada tinha como missão demonstrar a força da candidatura do ex-presidente em uma luta do bem contra o mal.

Benedito Gonçalves destacou a responsabilidade do militar na regularidade do material divulgado por Bolsonaro, incluindo propagandas eleitorais, e sua ciência sobre os preparativos das comemorações.

A decisão ocorre em um momento em que a ala mais alinhada a Bolsonaro está desfalcada no tribunal, com a ausência do ministro Nunes Marques e do primeiro substituto, André Mendonça. A participação de Dias Toffoli marca o julgamento da ação. O presidente enfrenta um cenário desfavorável no TSE em meio a críticas sobre a apropriação política do evento do 7 de Setembro.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES