Senadores protocolam pedido de impeachment do ministro Barroso, do STF

O motivo do pedido é a declaração do ministro durante o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em que ele afirmou ter enfrentado e derrotado o “bolsonarismo”.

Ministro Luís Roberto Barroso é alvo de pedido de impeachment | Roberto Jayme/Ascom TSE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Nesta quarta-feira (19/7), senadores da oposição protocolaram um pedido de impeachment contra o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo do pedido é a declaração do ministro durante o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em que ele afirmou ter enfrentado e derrotado o "bolsonarismo".

Durante uma coletiva de imprensa, o senador Jorge Seif (PL-SC) informou que o requerimento foi assinado por 13 senadores e cerca de 70 a 80 deputados federais. O parlamentar bolsonarista ressaltou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reconheceu a seriedade da declaração do membro do STF, indicando para a expectativa de que a ação avance na Casa. 

Leia Mais

Rodrigo Pacheco classificou a fala de Barroso como "infeliz" e pediu o fim dos ataques

O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) avaliou o episódio envolvendo o ministro Barroso como "gravíssimo" e afirmou que a declaração do magistrado mostra claramente que ele possui um posicionamento definido.

Jordy questionou o uso da primeira pessoa do plural na declaração de Barroso, afirmando que quando ele diz "Nós derrotamos o bolsonarismo", fica a dúvida sobre quem é esse "nós". O deputado sugeriu que Barroso se referia ao STF, do qual ele faz parte como vice-presidente e em breve será presidente, ou ao TSE, órgão que ele presidiu.

O parlamentar argumentou que não é atribuição de um ministro do Supremo derrotar alguém, mas sim zelar e proteger a Constituição. Segundo Jordy, se Barroso deseja derrotar alguém, que o faça por meio das urnas, mas como candidato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES