STF forma maioria para julgar crimes de políticos mesmo após fim do mandato

O julgamento foi suspenso devido a um pedido de vista do ministro André Mendonça, que solicitou 90 dias adicionais para analisar o caso

Luís Roberto Barroso - presidente do STF | Sérgio Lima/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (11), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para ampliar a regra do foro privilegiado, permitindo que políticos sejam julgados na Corte mesmo após o término de seus mandatos. No entanto, o julgamento foi suspenso devido a um pedido de vista do ministro André Mendonça, que solicitou 90 dias adicionais para analisar o caso.

CONTEÚDO DO PROJETO: A proposta em discussão no plenário virtual do STF permitiria investigações no Supremo sobre crimes praticados no exercício do cargo ou relacionados a ele, mesmo após a saída da função, seja por renúncia, não reeleição, cassação, entre outros motivos. Os ministros têm até o dia 19 de abril para apresentarem seus votos.

MUDANÇA DE REGRAS: A mudança no entendimento foi proposta pelo ministro Gilmar Mendes, relator de dois casos que investigam políticos. Um dos casos envolve o pedido do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) para levar ao STF uma denúncia apresentada à Justiça Federal, enquanto o outro trata de um inquérito no qual a ex-senadora Rose de Freitas (MDB-ES) é investigada por diversos crimes.

Após a retomada do julgamento, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, destacou que a movimentação política dos investigados para mudar o foro de julgamento resultava em morosidade e disfuncionalidade no sistema de justiça criminal. A nova tese proposta por Mendes busca manter a prerrogativa de foro mesmo após o término do mandato, visando evitar a manipulação da jurisdição pelos réus e garantir um desfecho mais rápido às investigações.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES