STF julga mais cinco réus do 8 de janeiro; pena pode chegar a 17 anos

Até o momento, o STF já condenou 25 réus, estabelecendo penas que variam de 3 a 17 anos de prisão

Atos golpistas do 8 de janeiro | Reprodução/Estadão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (17), o Supremo Tribunal Federal (STF) deu início ao julgamento de mais cinco réus acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de executarem os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, propôs que os cinco réus sejam condenados a penas de 17 anos de prisão, em regime inicial fechado. O julgamento está ocorrendo no plenário virtual, no qual os ministros inserem seus votos no sistema eletrônico. Os votos podem ser apresentados até o dia 24 de novembro, sendo cada réu julgado de forma individual.

Até o momento, o STF já condenou 25 réus, estabelecendo penas que variam de 3 a 17 anos de prisão. Outros réus, acusados por crimes menos graves, estão negociando acordos com a Justiça e devem cumprir penas alternativas.

Os réus enfrentam acusações da PGR e foram condenados pelos ministros do STF por crimes que incluem a abolição do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, golpe de Estado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa.

A maioria dos ministros entendeu que houve uma clara intenção por parte de uma multidão de tomar ilicitamente o poder, utilizando meios violentos para derrubar um governo democraticamente eleito. A Corte também considerou que os ataques configuraram o chamado "crime de multidão", no qual um grupo comete uma série de crimes, influenciando a conduta uns dos outros, resultando em um efeito manada. Como resultado, todos os réus devem responder pelo conjunto dos crimes.

As defesas dos acusados negam a participação nos atos golpistas e buscam o arquivamento das ações.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES