STF retoma ação contra Bolsonaro por calúnia e injúria; saiba o motivo

A denúncia estava arquivada devido ao foro privilegiado que protegia o ex-presidente enquanto governava

Corte volta a analisar atos cometidos por Bolsonaro à deputada petista | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), protocolou, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal de Territórios (TJDFT), uma ação penal contra o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). A ação se deu porque, segundo o ministro, Bolsonaro cometeu o crime de calúnia e injúria contra a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). Toffoli atendeu ao pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que houvesse a queda da competência que impossibilitava a continuidade do processo, em decorrência do foro privilegiado que protegia o ex-presidente enquanto governava.

Assim, como Bolsonaro não foi reeleito e não está encerrada a instrução processual, não cabe mais ao STF analisar o caso. “Reconheço a incompetência deste Supremo Tribunal para processar o feito e acolho a manifestação do Ministério Público Federal, determinando a remessa dos autos ao TJDFT, para distribuição a uma das Varas Criminais da Circunscrição Especial Judiciária de Brasília/DF, com a adoção das providências pertinentes”, afirmou o ministro em sua decisão.

Leia Mais

O ex-chefe do Executivo foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República por dizer, na Câmara dos Deputados, que a deputada petista “não merecia ser estuprada por ser feia”.

No dia seguinte à violência verbal, Bolsonaro reafirmou seu pensamento ao participar de uma entrevista. No jogo de perguntas e respostas, disse que “jamais a estupraria”, justificando que Maria do Rosário “é muito feia, não faz meu gênero”.

Em 2017, a ação foi aceita pelo Supremo por maioria. Porém, em 2019, o ministro Luiz Fux arquivou o caso por considerar que o “o presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções”.

Agora, como Bolsonaro não comanda mais o Planalto, o atual relator da ação, Dias Toffoli, lembrou que “em 31.12.2022 encerrou-se o mandato presidencial de Jair Messias Bolsonaro, findando a imunidade formal temporária do réu. Dessa forma, com o fim da inibição provisória do poder estatal de persecução penal, passou a ser permitida a responsabilização por atos ilícitos não funcionais, inclusive aqueles ocorridos previamente à assunção ao cargo”.

Em fevereiro, o magistrado solicitou que a PGR se manifestasse para a volta das investigações e julgamento. Após o parecer do órgão ministerial, Toffoli retomou a análise das denúncias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES