STF retoma julgamento da descriminalização de drogas para uso pessoal

O processo foi incluído na pauta de julgamento no início desta noite. A sessão está prevista para começar às 14h

STF retoma julgamento da descriminalização de drogas para uso pessoal | Fabio Rodrigues/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou sua retomada de julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal, marcada para esta quinta-feira (24). A inclusão desse processo na pauta ocorreu no início da noite, com a sessão programada para iniciar às 14h.

Em 2 de agosto, o julgamento havia sido interrompido após ser alcançada uma votação de 4 a 0 a favor da descriminalização, focando inicialmente apenas no porte pessoal de maconha. Nesse contexto, o STF irá deliberar sobre a capacidade da Corte de estabelecer a descriminalização, a abrangência da medida em relação a diferentes tipos de substâncias e, adicionalmente, a quantidade que seria considerada para determinar o uso pessoal.

O Supremo julga a constitucionalidade do Artigo 28 da Lei das Drogas (Lei 11.343/2006). Para diferenciar usuários e traficantes, a norma prevê penas alternativas de prestação de serviços à comunidade, advertência sobre os efeitos das drogas e comparecimento obrigatório a curso educativo para quem adquirir, transportar ou portar drogas para consumo pessoal. 

A legislação cessou de estabelecer sentenças de prisão, porém persiste na tipificação do crime. Consequentemente, indivíduos que fazem uso de substâncias entorpecentes permanecem sujeitos a investigações policiais e procedimentos legais visando a aplicação de sanções alternativas.

No cenário específico que deu causa a esse processo em julgamento, a equipe de defesa de um indivíduo já sentenciado busca a reclassificação do ato de portar maconha para consumo pessoal, desconsiderando-o como infração criminal. O acusado foi detido portando três gramas de maconha.

Conforme os advogados, o delito de carregar substâncias entorpecentes para uso próprio contradiz a Constituição, ao transgredir os princípios fundamentais de privacidade e vida privada. A defesa argumenta que o consumo pessoal não contraria os interesses da saúde pública.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES