STJ anula condenação por estupro de homem que engravidou menina de 12 anos

O relator do caso votou contra a condenação, destacando a necessidade de priorizar o bem-estar da adolescente

Caso de estupro de vulnerável | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por uma estreita margem de 3 votos a 2, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, na última terça-feira (12), que não houve crime de estupro de vulnerável por parte de um homem que manteve um relacionamento com uma menina de 12 anos, resultando em uma gravidez. Embora o Código Penal brasileiro classifique qualquer relação sexual com menores de 14 anos como crime, o tribunal, em casos excepcionais, tem optado por descartar a condenação quando entende que isso não beneficiaria a sociedade.

O caso em questão envolveu a condenação do homem a 11 anos e 3 meses de prisão por estupro de vulnerável pela Justiça de Minas Gerais, que foi posteriormente revertida pelo Tribunal de Justiça do estado. O Ministério Público recorreu ao STJ, buscando a condenação do acusado. O relator do caso, ministro Reynaldo Soares da Fonseca, votou contra a condenação, destacando a necessidade de priorizar o bem-estar da criança gerada e citando a legislação sobre a primeira infância.

Os ministros Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik seguiram o voto do relator, argumentando que a desconstituição do relacionamento poderia ter efeitos piores. No entanto, os ministros Daniela Teixeira e Messod Azulay discordaram, entendendo que houve estupro de vulnerável. A ministra Teixeira enfatizou a impossibilidade de aceitar que um homem de 20 anos não tivesse consciência da ilicitude de manter relação sexual com uma menina de 12 anos, enquanto o ministro Azulay ressaltou a gravidade da situação, afirmando que uma criança de 12 anos não tem capacidade emocional para consentir com o ato sexual.

O caso suscitou debates intensos sobre a aplicação da lei e a proteção dos direitos das crianças, lançando luz sobre as complexidades e desafios enfrentados pelo sistema judiciário ao lidar com situações delicadas como essa.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES