STJ vai julgar nesta semana se ex-jogador Robinho pode cumprir pena no Brasil

Ex-jogador foi condenado pela justiça italiana a 9 anos de prisão por estupro coletivo. Não há novo julgamento do caso

STJ vai julgar nesta semana se ex-jogador Robinho pode cumprir pena no Brasil | Foto: Reprodução/Placar
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na próxima quarta-feira (20), a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) iniciará o julgamento do pedido da Itália para que o ex-jogador Robinho cumpra, em território brasileiro, a pena de nove anos pelo crime de estupro coletivo. 

O tribunal irá analisar o processo de homologação de sentença, um procedimento que confirma uma decisão estrangeira e viabiliza sua execução no Brasil. O STJ não revisitará a acusação contra Robinho, ou seja, não irá reexaminar o caso, avaliando fatos e provas novamente. A sessão será transmitida ao vivo pelo canal do STJ no Youtube.

O QUE O STJ VAI JULGAR? Em fevereiro de 2023, o governo italiano solicitou a homologação de uma sentença estrangeira ao Brasil, referente a um tratado de extradição de 1993 entre os dois países. O pedido foi encaminhado pelo Ministério da Justiça ao Superior Tribunal de Justiça para análise. A sentença em questão foi proferida pelo Tribunal de Milão em novembro de 2017, condenando o ex-jogador Robinho a nove anos de prisão por estupro coletivo ocorrido em 2013. A acusação alega que Robinho e outros cinco homens violentaram uma mulher albanesa em uma boate em Milão. Em 2022, a decisão tornou-se definitiva, sem possibilidade de novos recursos. 

O QUE É HOMOLOGAÇÃO DE SENTENÇA? A homologação é o reconhecimento de uma decisão judicial de outro país para que seja aplicada dentro do território brasileiro. O governo italiano fez o pedido de homologação porque Robinho reside no Brasil. Conforme a Constituição brasileira, não é permitida a extradição de cidadãos brasileiros natos para cumprimento de penas em território estrangeiro. 

O QUE DIZ A DEFESA DE ROBINHO? Na defesa de Robinho, argumentou-se no processo que a homologação da sentença viola a Constituição, uma vez que esta proíbe expressamente a extradição de cidadãos brasileiros natos. "Sendo vedada a extradição do brasileiro nato para se submeter a ação penal por imputação feita em Estado alienígena, por identidade de razões, não se há de admitir que pena lá estabelecida seja simplesmente homologada e executada no Brasil", afirmaram os advogados. 

O QUE DIZ O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL? Um dos pontos de divergência entre a defesa e o MPF é a interpretação sobre a aplicabilidade da Lei de Migração ao caso. Esta legislação, implementada em 2017, contempla a possibilidade de transferência da execução da pena, porém estabelece requisitos específicos para tal procedimento: 

  • o condenado deve ser brasileiro ou ter residência, ou vínculo com o Brasil;
  • a decisão judicial estrangeira deve ser definitiva;
  • a duração da condenação a cumprir deve ser de pelo menos um ano, na data de apresentação do pedido do país estrangeiro ao Brasil;
  • o fato que levou à condenação deve ser crime nos dois países;
  • deve haver tratado ou promessa de reciprocidade.

POR QUE CABE AO STJ JULGAR O CASO? A Constituição atribuiu ao STJ a competência para realizar a homologação de sentença estrangeira no território nacional. No caso em questão, cabe ao STJ avaliar se os requisitos para a validação da decisão estrangeira foram devidamente cumpridos. Importante ressaltar que não haverá um novo julgamento do processo contra Robinho pelo STJ. Ou seja, o tribunal não irá reexaminar se houve crime ou se existem provas, pois isso já foi realizado pela Justiça italiana. A função do STJ é exclusivamente verificar se os requisitos para a validação da sentença italiana foram atendidos. 

É POSSÍVEL RECORRER? É viável interpor recursos no âmbito do próprio STJ por meio dos embargos de declaração, os quais visam resolver contradições ou esclarecer pontos na decisão coletiva. Além disso, é possível recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), porém, para que o recurso seja admitido, é necessário que ele aponte de forma clara e direta uma ofensa à Constituição. 

COMO SERÁ O JULGAMENTO? Na próxima sessão da Corte Especial do STJ, composta pelos 15 ministros mais antigos dentre os 33 do tribunal, será analisado o processo de homologação da sentença estrangeira. A validação da sentença requer maioria de votos. A sessão será presidida pelo vice-presidente Og Fernandes, com o ministro Francisco Falcão como relator. Os procedimentos serão transmitidos pelo canal do STJ no YouTube. Os advogados terão 15 minutos cada para apresentar seus argumentos antes dos votos dos ministros. O relator vota primeiro, seguido pelos demais ministros em ordem de antiguidade. O ministro Og Fernandes vota apenas em caso de empate, por presidir a sessão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES