Pedido da defesa é negado e abre caminho para que Robinho cumpra pena no Brasil

Processo para a possível execução da pena no Brasil pode avançar, e o prazo de 15 dias para a defesa de Robinho contestar o pedido de execução da pena começa a contar novamente.

O ex-jogador Robinho foi condenado por estupro em conjunto com outros cinco homens | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (16), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou uma solicitação da defesa do ex-jogador de futebol Robinho para que o governo italiano fornecesse uma cópia completa do processo no qual ele foi condenado a 9 anos de prisão por estupro. Com essa decisão, o processo para a possível execução da pena no Brasil pode avançar, e o prazo de 15 dias para a defesa de Robinho contestar o pedido de execução da pena começa a contar novamente.

O ex-jogador Robinho foi condenado por estupro em conjunto com outros cinco homens, devido a um incidente envolvendo uma mulher albanesa em uma boate em Milão, na Itália, em 2013, quando ele era um jogador proeminente do Milan. Em fevereiro deste ano, o governo italiano solicitou a homologação da decisão do tribunal do país, visando a possibilidade de Robinho cumprir a pena no Brasil.

No entanto, a defesa de Robinho recorreu ao STJ para que o governo italiano enviasse a versão completa do processo, traduzida para o português, ao Brasil.

Se esse pedido tivesse sido aceito, poderia ter atrasado o processo e a execução da pena. Contudo, com a rejeição, o processo de homologação da decisão pode continuar avançando. O relator do caso, ministro Francisco Falcão, inicialmente negou o pedido de cópia. Os advogados recorreram e o caso foi julgado pela Corte Especial do STJ, composta pelos 15 ministros mais antigos do tribunal.

Por sua vez, Falcão justificou que não era necessário solicitar a cópia traduzida do processo, já que a defesa de Robinho acompanhou todo o processo judicial na Itália durante o julgamento. Ele descreveu o pedido da defesa como "sem fundamento". "O ato de homologação se limita à análise dos aspectos formais. Questões de mérito não estão sob a alçada do STJ", afirmou.

Leia Mais

O ministro João Otávio de Noronha, que havia solicitado mais tempo para analisar o caso, concordou com o voto do relator.

Em sua avaliação, o ministro Raul Araújo chegou a considerar a possibilidade de pedir mais tempo para análise (vista), mas depois mudou de ideia após ouvir as opiniões dos colegas. Raul Araújo levantou questionamentos sobre se cabia ao STJ homologar o pedido do governo italiano.

"Não encontrei nenhum precedente sobre a admissibilidade de solicitação de homologação de sentença estrangeira para fins criminais", declarou.

Pore fim, a presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura, afirmou que essa questão seria discutida em outro momento, ressaltando que a decisão dessa quarta-feira estava focada apenas no acesso à cópia traduzida do processo e nenhum outro ponto seria analisado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES