TCU vai autorizar auditoria no Fundo Amazônia após pedido do Senado Federal

A auditoria visa garantir a transparência e a eficiência na gestão dos recursos do Fundo Amazônia, que tem como finalidade financiar projetos de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento na Amazônia Legal.

MInistro do TCU, Aroldo Cedraz | José Cruz/
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na próxima sessão Ordinária de Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU), prevista para quarta-feira, 12 de abril, será avaliada a solicitação do Congresso Nacional para a realização de uma auditoria no Fundo Amazônia, especialmente nos contratos de repasse. O relator designado para o processo é o Ministro Aroldo Cedraz. O MEIONORTE.COM adianta o que deve ser indicado na sessão. 

O pedido de auditoria no Fundo Amazônia foi feito pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado Federal, com o objetivo de verificar a aplicação dos recursos e a efetividade dos contratos de repasse firmados. A auditoria visa garantir a transparência e a eficiência na gestão dos recursos do Fundo Amazônia, que tem como finalidade financiar projetos de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento na Amazônia Legal.

Leia Mais

No voto do relator Aroldo Cedraz, é proposto que o prazo para a realização da auditoria tenha como termo a quo uma data de 2021, levando em consideração o caráter excepcional da pandemia de Covid-19, que impossibilitou a realização da inspeção determinada em acórdão anterior do TCU. Além disso, o relator sugere o envio de informações à instância competente do Senado Federal acerca da metodologia de atuação do TCU na auditoria proposta.

A tendência é que os demais ministros acompanhem o voto de Aroldo Cedraz, aprovando assim a auditoria

O TCU deverá informar o Presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado Federal (CTFC) sobre a postergação do atendimento da solicitação do Congresso Nacional, bem como sobre a metodologia de atuação do Tribunal na fiscalização subsequente, encaminhando uma cópia integral da instrução da unidade técnica especializada.

O resultado da auditoria e as medidas adotadas serão comunicadas ao Senador da República Marcio Bittar, autor da solicitação, assim que os trabalhos de fiscalização forem concluídos.

Inquérito das joias está próximo de ser finalizado, afirma Flávio Dino

Covid: TCU atesta irregularidades no envio de oxigênio na gestão Bolsonaro

Governo federal cria conselho para promover direitos das pessoas LGBTQIA+

O Fundo Amazônia é um mecanismo de financiamento criado em 2008 pelo governo brasileiro para captar doações destinadas a apoiar projetos de sustentabilidade na Amazônia. Desde então, tem sido alvo de diversos questionamentos e análises quanto à sua efetividade e transparência na aplicação dos recursos. A auditoria solicitada pelo Congresso Nacional busca avaliar a gestão do Fundo e garantir a correta aplicação dos recursos destinados à preservação da Amazônia Legal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES