'Terra plana' e 'metralhar': terceira sessão de julgamento de Bolsonaro

Até o momento, o placar está 3 a 1 para a condenação do ex-presidente

Nesta sexta ocorre a quarta sessão de julgamento | Breno Esaki
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No terceiro dia do julgamento que pode resultar na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por oito anos, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) expressaram argumentos marcantes, utilizando frases como "terraplanismo", "narrativa delirante" e "metralhar". A sessão de julgamento ocorrida nesta quinta-feira (29) foi interrompida no início da tarde, com três votos a favor da inelegibilidade de Bolsonaro e um voto contrário à condenação.

Entendimento de Azevedo Marques

Leia Mais

O ministro Floriano de Azevedo Marques foi o terceiro a anunciar seu voto durante a plenária. Em sua argumentação, o magistrado fez referência à teoria terraplanista para sustentar que todos têm o direito de possuir suas crenças individuais, desde que tais crenças não interfiram no respeito aos direitos alheios.

“Alguém pode acreditar que a Terra é plana, mesmo contra todas as evidências científicas. Esse sujeito pode ainda integrar um grupo de estudos terraplanistas ou uma confraria da borda infinita e dedicar seus dias a imaginar como um avião dá a volta no plano para chegar a outro extremo. Porém, se é um professor da rede pública, não lhe é permitido ficar a lecionar inverdades científicas aos seus alunos, pois isso seria desviar as finalidades educacionais que correspondem a sua competência de servidor docente”, argumentou.

Azevedo Marques também afirmou que não seria justo "metralhar, fulminar, extirpar qualquer ideologia", mas destacou a necessidade de reprimir comportamentos abusivos. Essa declaração surgiu após o ministro defender que o núcleo da análise não reside na avaliação de "ideologias", mas sim nos "comportamentos patológicos" e no "uso abusivo do poder".

“Não é democrático querer metralhar, fulminar, varrer, extirpar qualquer ideologia se amoldada aos ditames constitucionais. Isso seria odiosa intolerância. Mas comportamentos abusivos devem ser coibidos e sancionados, tenham lugar em governos de qualquer matriz ideológica. Assim tem feito este Tribunal. E assim deverá seguir fazendo”, citou.

Em 2018, durante sua campanha presidencial, Bolsonaro utilizou o tripé de uma câmera de televisão para simular um fuzil, dirigindo-se aos seus apoiadores e declarando: "Vamos fuzilar a petralhada aqui do Acre!". Essa declaração ocorreu em cima de um trio elétrico, em Rio Branco (AC).

Entendimento de André Marques

O quarto ministro a votar nesta quinta-feira, André Marques, criticou as declarações feitas pelo ex-chefe do Executivo que colocavam em dúvida a credibilidade e segurança do processo eletrônico eleitoral, caracterizando os discursos como "narrativa delirante".

“Não apenas a mera falta de rigor em certas proclamações, mas a inequívoca falsidade perpetrada nesse ato comunicacional, com invenções, distorções severas da realidade, dos fatos e dos dados empíricos e técnicos, chegando ainda a caracterizar uma narrativa delirante, com efeitos nefastos na democracia, no processo eleitoral, na crença popular em conspirações acerca do sistema de apuração dos votos”, disse.

Até o momento, o único voto divergente à condenação de Bolsonaro foi o do ministro Raul Araújo, que absolveu tanto o ex-presidente quanto o ex-candidato a vice, general Braga Netto. Sendo assim, com o placar estando 3 a 1 para a inelegibilidade, Bolsonaro está a um voto de ser condenado pela Corte Eleitoral.

O julgamento será retomado nesta sexta-feira (30), ao meio-dia. Ainda faltam votar os ministros Cármen Lúcia (vice-presidente da Corte), Kassio Nunes Marques e Alexandre de Moraes (presidente da Corte).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES