TRE define como será o julgamento que pode cassar o mandato de Sergio Moro

A decisão, embora busque preservar a imagem do tribunal, pode prolongar o julgamento e até abrir espaço para um eventual pedido de vista

Senador Sergio Moro (União-PR) | Sérgio Lima/Poder360
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A data do julgamento das ações que podem levar à cassação do mandato do senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) ainda depende da nomeação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a fim de completar o quorum do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Contudo, os juízes do tribunal já deliberaram sobre os procedimentos que serão adotados na análise das ações movidas pelo PT de Lula e pelo PL de Jair Bolsonaro contra Moro.

Duas decisões foram tomadas antes do Carnaval e podem prolongar a discussão dos processos, que investigam abuso do poder econômico, caixa 2 e uso indevido dos meios de comunicação. A primeira decisão é que o relator das ações, o desembargador Luciano Carrasco Falavinha, não compartilhará antecipadamente a íntegra de seu voto com os colegas.

O presidente do TRE paranaense, Sigurd Roberto Bengtsson, explicou que a decisão visa manter a transparência, garantindo que nenhum membro tenha conhecimento prévio do voto do colega. O objetivo é permitir que o juiz esteja aberto a ouvir as argumentações no próprio dia, sem ideias preconcebidas.

A segunda decisão é que todos os sete integrantes da Corte farão o "voto oral" durante o julgamento de Moro. Cada membro irá expor sua posição, tornando o processo transparente e acessível à sociedade paranaense, com a transmissão ao vivo no YouTube.

Essas decisões, embora busquem preservar a imagem do tribunal, podem prolongar o julgamento e até abrir espaço para um eventual pedido de vista, caso algum juiz deseje estudar melhor a posição de Falavinha após conhecer o voto do relator apenas na sessão.

O relator, Luciano Carrasco Falavinha, deve apresentar um voto longo e aprofundado, dada a complexidade do caso que envolve documentos apresentados por União Brasil, Podemos, PL e a coligação de Lula. O processo tem grande repercussão nos meios político e jurídico, e Falavinha ainda faz ajustes finais no texto, mantido sob sigilo absoluto.

A expectativa é que o julgamento, com essas novas decisões, seja mais transparente, mas possa se prolongar, impactando a sobrevivência política do ex-juiz federal da Lava-Jato.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES