Troca-troca na Prefeitura de Teresina deve chegar a 20 pastas; lista!

Seja por motivações políticas, como no caso de Jeová Alencar, ou em preparação para as eleições, já foram efetivadas seis trocas.

Mudanças impactam pastas importantes na Prefeitura de Teresina | ALEPI/ASCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Teresina tem sido palco de uma série de modificações significativas, com a saída e remanejamento de gestores nos primeiros e segundos escalões. Seja por motivações políticas, como no caso de Jeová Alencar, ou em preparação para as eleições, já foram efetivadas seis trocas, e mais 14 estão previstas até o prazo final de desincompatibilização, que se encerra em 6 de abril.

Entre os nomes que ainda devem deixar seus cargos, destacam-se figuras importantes como Ronney Lustosa (Secretário de Administração), Caio Bucar (Prodater), Allan Cavalcante (Semcaspi), Neto do Angelim (Fundação Monsenhor Chaves), Karla Berger (Secretaria das Mulheres), James Guerra (Semduh), Renato Berger (Esportes), Valdemir Virgino (Juventude), Luís André (Meio Ambiente), Gustavo Gaioso (Saad Leste), Roncalli Filho (Saad Centro), Carlos Ribeiro (Defesa Civil), Paulo Roberto (Produção Agropecuária), e André Pereira (Coordenação de Direitos Humanos).

Leia Mais

Já entre os que já deixaram seus postos estão Jeová Alencar (Saad Sul), Maycon Silva (Fundação Wall Ferraz), Edvaldo Marques (Saad Rural), Bruno Pessoa (Strans), Esdras Avelino (Finanças) e Ari Ricardo (FMS).

O motivo por trás das 14 mudanças que ainda devem ocorrer está fortemente relacionado à necessidade de desincompatibilização para os ocupantes de cargos públicos que planejam disputar as Eleições de 2024. Essa ação é essencial para garantir que pré-candidatos não utilizem recursos e estrutura pública para obter vantagens eleitorais sobre seus concorrentes.

Os prazos para desincompatibilização variam de acordo com a função ocupada e o cargo almejado na eleição. Secretários municipais ou equivalentes, que desejam concorrer a uma vaga de vereador, devem se afastar seis meses antes do pleito. Para prefeito ou vice-prefeito, o prazo é de quatro meses.

No caso de servidores públicos, estatutários ou não, a Justiça Eleitoral estabelece um prazo de desincompatibilização de três meses para a disputa dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Diretores de departamento municipal que buscam uma vaga de vereador devem se afastar seis meses antes das eleições.

Magistrados têm prazos específicos, precisando se afastar quatro meses antes do pleito para concorrer a prefeito ou vice-prefeito, e seis meses antes para a disputa ao cargo de vereador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES