União é condenada a pagar R$ 50 mil por grampos ilegais contra advogado de Lula

A penalidade refere-se a danos morais decorrentes da determinação irregular de grampos telefônicos autorizados pelo juiz federal Sergio Moro

Roberto Teixeira e Sergio Moro | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira (26), a União foi condenada a pagar uma multa de R$ 50 mil ao advogado Roberto Teixeira, que atuou na defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A penalidade refere-se a danos morais decorrentes da determinação irregular de grampos telefônicos autorizados em 2016 pelo então juiz federal Sergio Moro, que na época conduzia processos da Operação Lava-Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba.

A interceptação, considerada indevida pelos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), ultrapassou os "limites constitucionais e as normas estabelecidas pela legislação de regência".

Os magistrados afirmaram que houve "indevida violação ao sigilo de comunicações", destacando que o levantamento irregular do sigilo das conversas interceptadas afetou a esfera da personalidade de Teixeira, indo além de um mero aborrecimento e violando seu patrimônio imaterial. O advogado teve seu celular monitorado à época. Com a publicação da decisão, o processo transitou em julgado, não cabendo mais recursos.

Em abril de 2022, a União havia recorrido ao Supremo Tribunal Federal (STF) contestando a decisão do TRF-3. No entanto, em novembro do mesmo ano, o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, negou provimento ao recurso e determinou o pagamento da multa. O caso retornou ao tribunal de origem, onde foi considerado transitado em julgado.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES