Veterinária é desligada de ONG após disseminar fake news sobre Lula e enchentes no RS

A ex-presidente alegou que a verba destinada às vítimas das enchentes haviam sido paralisadas

Samara Baum - ex-presidente da UPA | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização Não Governamental Unidos Pelos Animais (ONG UPA), sediada em Sarandi, no estado do Rio Grande do Sul, anunciou nesta semana o desligamento da ex-presidente Samara Baum, figura identificada como apoiadora fervorosa do governo Bolsonaro. A decisão de seu afastamento da entidade veio após ela disseminar informações falsas relacionadas às doações destinadas às vítimas das enchentes no estado.

Baum, que anteriormente ocupava o cargo-mor da UPA, divulgou fake news alegando que as doações destinadas às vítimas das enchentes no RS haviam sido paralisadas para aguardar a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estava em uma visita à Índia na ocasião.

Leia Mais

De acordo com um comunicado emitido pela UPA, a ex-presidente "solicitou voluntariamente seu desligamento da ONG e dispensa da sua função de responsável técnica veterinária no projeto do castramóvel municipal". A decisão de seu desligamento ocorreu após a intensificação das críticas e das preocupações em relação à disseminação de informações inverídicas.

Disseminação em massa de fake news

A situação ganhou destaque nacional quando o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA), anunciou que havia tomado medidas legais acionando a Polícia Federal (PF) contra indivíduos ligados ao movimento bolsonarista que estavam propagando notícias falsas sobre as enchentes. Como resultado, Baum divulgou um vídeo posteriormente, pedindo desculpas pela desinformação.

A saída da bolsonarista da presidência da UPA destaca a importância da responsabilidade na divulgação de informações, especialmente em situações de crise, e destaca a crescente atenção dada às ações legais contra a propagação de fake news. A UPA continua seu compromisso com a assistência aos animais e ações humanitárias na região de Sarandi.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES