Vídeo de estádio lotado com Bolsonaro sendo aclamado não é da Agrishow

Bolsonaro esteve na feira de tecnologia agrícola em Ribeirão Preto, no dia 1º de maio.

Vídeos que mostram Bolsonaro em estádio lotado não é na Agrishow | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um vídeo que circula nas redes sociais mostrando o ex-presidente Jair Bolsonaro sendo aclamado por uma multidão tem sido associado a sua participação na Feira Agrishow, o mais importante do país no setor agrícola e um dos maiores do mundo. Bolsonaro esteve na feira de tecnologia agrícola em Ribeirão Preto, no dia 1º de maio, e o público entoou músicas de apoio a ele. 

Publicações no Twitter e TikTok trazem um vídeo de uma multidão em uma espécie de arena cantando "Eu sou Bolsonaro, com muito orgulho, com muito amor" para o ex-presidente, que aparece ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do senador Marcos Pontes (PL-SP). 

Contudo, os vídeos que circulam, principalmente no Twitter e no Tik Tok, são, na verdade, de sua participação na Festa do Peão de Barretos (SP), em 26 de agosto do ano passado, como confirmado pela assessoria de imprensa de Os Independentes, associação organizadora do evento, ao Uol Confere.  

No Twitter, o post afirma que a gravação teria sido feita durante a Agrishow no dia 30 de abril de 2023. Já no TikTok, o usuário diz que a filmagem foi feita em 1º de maio deste ano, no mesmo evento, sendo, portanto, enganoso, ao ter sido retirado do contexto original.  Entre os pontos a serem observados estão a quantidade de pessoas, que no evento realizado em Ribeirão Preto, tinha menos gente, como é possível verificar em vídeos do evento. Além disso, na Agrishow não tinha uma arena, como mostram os vídeos, que originalmente foram gravados na Festa do Peão de Barretos (SP).

Polêmicas

Bolsonaro foi ao evento em meio a polêmicas. Ao ter sido convidado, a organização do evento desconvidou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaropara uma das atrações da feira, o que motivou a retirada do patrocínio do Banco do Brasil ao evento. O governo não informou qual o valor total do patrocínio oferecido pelo banco à Agrishow, mas o banco e o governo federal são dois dos principais patrocinadores. 

A situação também interferiu na cerimônia de inauguração do evento do setor do agronegócio, no dia 1º. Através de uma nota oficial, a organização da Agrishow informou que, devido à grande repercussão em torno da cerimônia de abertura da feira, as entidades responsáveis pelo evento decidiram cancelar a solenidade que estava prevista para o dia 1º de maio às 11h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES