VÍDEO! Dino pede devolução do ouro roubado por Portugal em retaliação à xenofobia

O ministro da Justiça comentou o ataque discriminatório sofrido por uma brasileira em Portugal

Ministro Flávio Dino (PSB-MA) | Edilson Rodrigues/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última terça-feira (7), o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA), expressou sua reação a um vídeo viral nas redes sociais que mostra uma cidadã brasileira sendo alvo de xenofobia no Aeroporto do Porto, em Portugal. O vídeo captura uma mulher portuguesa insultando a brasileira, alegando que os brasileiros estão "invadindo Portugal" e se autoafirmando como “portuguesa de raça”.

Durante uma cerimônia em Brasília, Dino comentou sobre o incidente, destacando o direito à reciprocidade, afirmando que, se Portugal acusa os brasileiros de invadir, então o Brasil poderia considerar repatriar todos os emigrantes brasileiros e, em contrapartida, solicitar a devolução do ouro roubado durante o perverso Período Colonial, que se estendeu entre 1530 a 1822.

Relembre o caso

O vídeo que circula nas redes sociais mostra a brasileira, residente em Barcelona, sendo alvo de ataques xenófobos de uma mulher portuguesa no aeroporto. A agressora a insulta, chamando-a de "porca" e dizendo para ela voltar à sua terra, enquanto proferia ofensas à nacionalidade brasileira.

A vítima, que tem cidadania italiana e reside na Europa há sete anos e três meses, relatou o ocorrido à imprensa, afirmando que nunca havia passado por uma situação semelhante em seus anos de viagem pela Europa. Ela também mencionou ter acionado um segurança do aeroporto, mas a agressora continuou com os insultos.

O ataque xenófobo provocou a indignação da brasileira, que agora planeja tomar medidas legais contra a agressora. Em entrevista, a vítima afirmou que pretende garantir que situações semelhantes não aconteçam novamente, não apenas consigo, mas com todos os brasileiros que vivem e trabalham na região.

O caso destaca a importância do combate à xenofobia e reforça a necessidade de respeito à diversidade e convivência pacífica entre as diferentes nacionalidades, promovendo um ambiente de tolerância e inclusão.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES