Vídeo falso nas redes sociais alega que Janja dança e pede morte de Bolsonaro

O narrador do conteúdo afirma que a expressão “agora é sal”, presente na música, deseja a morte do ex-presidente

Fake news desmascarada | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nas redes sociais, está circulando um vídeo alegando que a primeira-dama Janja Lula da Silva teria dançado uma música pedindo a morte de Jair Bolsonaro (PL). O narrador do conteúdo afirma que a expressão "agora é sal", presente no refrão – “Agora é sal, sal, sal no Bolsonaro!” –, seria uma gíria sobre desejar a morte de alguém. No entanto, essa alegação é falsa.

O vídeo é antigo, publicado originalmente por MC Dourado e Janja em 11 de outubro de 2022, após o primeiro turno das eleições. A música foi criada como parte das celebrações após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno. O termo "sal" na música, segundo o produtor Hemerson Vieira, não tem conotação de desejar a morte, mas sim de encerrar uma situação ou vitória em uma competição.

Hemerson Vieira explicou que, na região, o termo "sal" é utilizado em diversos contextos, representando vitória ou derrota em diferentes situações. A expressão tem interpretações variadas e não se limita a um único significado, dependendo do contexto de uso.

Leia Mais

Duas professoras doutoras especializadas em Linguística da Universidade Federal do Pará, Carlene Ferreira Nunes e Brayna Conceição dos Santos Cardoso, corroboram a explicação, destacando a polissemia da expressão "sal" na cultura paraense.

Ambas afirmaram que, no contexto da música, a expressão não significa pedir a morte de Bolsonaro, mas sim derrotá-lo nas eleições presidenciais. O termo "é sal" é usado para indicar sucesso ou satisfação em determinada situação.

Portanto, a alegação de que o vídeo mostra Janja Lula da Silva dançando uma música que pede a morte de Bolsonaro é desinformação e deve ser considerada falsa. A manipulação distorce o verdadeiro significado da expressão utilizada na música. Essa desinformação começou a circular durante a campanha eleitoral de 2022.

Essa verificação foi realizada pela Lupa e pelo Comprova.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES