VÍDEO! Moraes detona Bolsonaro e Luciano Hang em julgamento: 'cena patética'

A Corte Eleitoral formou maioria para condenar Bolsonaro à inelegibilidade pela segunda vez, além de multa de R$ 425 mil

Alexandre de Moraes, Jair Bolsonaro e Luciano Hang | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a retomada do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (31/10), o ministro Alexandre de Moraes, ao votar na ação que acusa Jair Bolsonaro (PL) de abuso de poder político e econômico nas celebrações do Bicentenário da Independência, criticou duramente o ex-presidente e o empresário Luciano Hang, conhecido como "Véio da Havan". A Corte Eleitoral já formou maioria para condenar Bolsonaro à inelegibilidade pela segunda vez.

Moraes recordou que Bolsonaro deu prioridade a Hang em detrimento do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, durante as celebrações da Independência. O ministro descreveu a cena como "patética" e "triste para o Brasil", destacando a escolha de Hang, vestido com um terno "verde-periquito", como uma situação de campanha eleitoral.

O ex-chefe do Executivo está prestes a ser condenado novamente à inelegibilidade pelo TSE, que formou maioria para decidir sobre sua condenação por abuso de poder político e econômico nas celebrações do Bicentenário da Independência em setembro de 2022. Os ministros também estabeleceram uma multa de R$ 425 mil para Bolsonaro.

Os ministros Raul Araújo e Kassio Nunes Marques votaram contra a condenação, enquanto que os votos de Ramos Tavares e Cármen Lúcia seguiram a linha do relator Benedito Gonçalves e do ministro Floriano de Azevedo Marques, que pediram a condenação não apenas de Bolsonaro, mas também do vice de sua chapa, o general Braga Netto (PL).

O foco na condenação de Braga Netto é crucial para o julgamento, pois, enquanto Bolsonaro já perdeu os direitos políticos até 2030, uma nova condenação não alteraria sua situação. No entanto, o general Braga Netto, apesar de sua participação em irregularidades, ainda não teve maioria para sua condenação. A decisão pode impactar sua elegibilidade nas eleições municipais de 2024. Para Bolsonaro, além da multa, uma nova condenação na Justiça Eleitoral pode ter implicações políticas adicionais.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES