Wellington Dias se reúne com prefeito de Maceió e desabafa sobre tragédia

Diante da magnitude da emergência, Wellington Dias enfatizou que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) dará prioridade ao atendimento das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Wellington Dias se reuniu com o prefeito JHC | Roberta Aline/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias se encontrou com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, e o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) em Brasília nesta segunda-feira (04). Durante a reunião, o ministro obteve informações detalhadas sobre a situação na capital alagoana e abordou a atuação do Governo Federal na mitigação dos impactos resultantes do risco iminente de colapso do solo em vários bairros.

Diante da magnitude da emergência, Wellington Dias enfatizou que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) dará prioridade ao atendimento das pessoas em situação de vulnerabilidade, integrando ações de acolhimento, abrigo e alimentação. Em colaboração com parceiros do governo e entidades, também será dedicada atenção especial às questões relacionadas à saúde física e mental da população desalojada.

Leia Mais

Wellington Dias se reuniu com o prefeito de Maceió, JHC, e com o senador Rodrigo Cunha (Foto: Roberta Aline/MDS)O ministro ressaltou o compromisso de cuidar das pessoas afetadas, destacando que aproximadamente 60 mil moradores e comerciantes de cinco bairros tiveram que deixar suas residências devido à instabilidade no solo causada por décadas de atividades de extração de sal-gema realizadas pela empresa mineradora Braskem na região.

“Vamos olhar com cuidado para a vida dessas pessoas que foram afetadas. Assim, teremos condições de trabalhar integrados com o estado de Alagoas, com a prefeitura e com entidades para cuidar dessa população e amenizar o sofrimento”, explicou o ministro. “A orientação do governo Lula é atender a todas as pessoas que precisam de proteção”, acrescentou.

Durante a reunião, Wellington Dias e o prefeito João Caldas acertaram uma agenda no MDS, onde equipes técnicas da pasta e da prefeitura de Maceió colaborarão em ações coordenadas para assistir a população retirada das áreas de risco.

“As pessoas estão muito abaladas, pois começam a compreender que não é uma situação momentânea. Famílias estão deixando suas casas, onde viveram a vida inteira”, reverberou. 

Após visitar a cidade na última sexta-feira (1º) e avaliar as medidas necessárias, o ministro enviou uma equipe de técnicos do MDS para Maceió com o objetivo de apoiar o governo local. No mesmo dia, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu a situação de emergência na capital alagoana, simplificando e acelerando o repasse dos recursos federais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES