Parlamentares fecham cerco de Braskem por colapso e devastação de mina em Maceió

Deputados e senadores buscam responsabilização da empresa por danos sociais e ambientais

A mineração exagerada desabrigou centenas de famílias | Robson Barbosa/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último fim de semana, deputados e senadores recorreram às redes sociais para aumentar a pressão sobre a Braskem devido ao colapso em uma de suas minas em Maceió, resultando na evacuação de cerca de 5 mil pessoas na última semana.

A deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) tomou medidas jurídicas ao acionar a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Ministério Público de Alagoas (MP-AL) para responsabilizar a Braskem pelos danos sociais e crimes ambientais decorrentes do incidente. Além disso, Bomfim enviou ofícios à Presidência da República e ao governo alagoano solicitando a revogação de incentivos fiscais à petroquímica e a interrupção de linhas de crédito concedidas à empresa.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), em suas redes sociais, cobrou da Braskem a entrega voluntária de todos os documentos relacionados à tragédia em Alagoas. O político enfatizou a importância de apresentar tais documentos às autoridades competentes, destacando que, caso a empresa não tome a iniciativa, medidas cautelares devem ser adotadas imediatamente para preservar as evidências.

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), natural de Maceió, também se manifestou nas redes, anunciando que solicitou ao governo federal a liberação de recursos para o estado, destacando a necessidade de união para evitar danos maiores.

Iminente colapso

A mina número 18 da Braskem em Maceió encontra-se em alerta máximo devido ao risco iminente de colapso. Desde 2018, o local já registrou um afundamento de 1,7 metro. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comentou sobre as possibilidades de deslocamento de terra, afirmando que o cenário local está em fase de estabilização.

A empresa Braskem, por meio de nota, assegurou que a área de risco identificada pela Defesa Civil alagoana está totalmente desocupada e que a companhia continua monitorando de perto a situação da mina 18, compartilhando dados em tempo real com as autoridades.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES