Ziza Carvalho cobra maior atenção para produtores rurais

O pequeno e o médio produtor estão sufocados com a política econômica do Governo Federal.

Ziza Carvalho | Thiago Amaral/Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A atenção dada aos grandes produtores rurais deve ser dispensada também aos pequenos e médios produtores que são responsáveis por 70% dos alimentos que circulam no Piauí. A afirmação é do deputado Ziza Carvalho (PT) em discurso na Assembleia Legislativa.

Para o deputado, o atual cenário econômico do Brasil, com o dólar em alta e com a economia agropecuária nos cerrados piauienses voltada para a exportação de commodities para a China, está prejudicando o pequeno e o médio produtor do Piauí. 

Produtores estão sufocados com a política econômica

"O pequeno e o médio produtor, que coloca 70% dos alimentos na mesa da população piauiense, estão sufocados com a política econômica do Governo Federal, que privilegia a exportação de commodities para a China. É completamente contraditório que o país seja o maior produtor de carne bovina, maior produtor de grãos de soja do mundo e tenha uma população sufocada, com falta de alimentos em sua mesa”, lamentou Ziza Carvalho.

O deputado não nega a importância do grande produtor para o estado, acrescentando que concorda com o voto de louvor requerido pelo deputado Marden Menezes (PSDB) para a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e que sabe o valor “desses desbravadores", que se intalaram nos cerrados, "que empreendem, que geram empregos, renda, que colocam os filhos para trabalhar na lavoura”. 

Para Ziza, é dever do Estado observar as demandas e dar infraestrutura a todos. Acrescentou, no entanto, que os pequenos e médios produtores precisam de atenção especial, de crédito, pois não exportam suas produções para a China e são responsáveis por 70% dos alimentos que os piauienses consomem.

Ziza diz que pequeno e médio produtor precisam de atenção especial (Thiago Amaral)

Piauí tem 250 estabelecimentos de produção

Para o deputado Francisco Limma (PT), o debate trazido por Ziza é importante, pois também chamou atenção para os produtores do semiárido e para a força da agricultura familiar. “Temos no Piauí cerca de 250 mil estabelecimentos de produção, sendo aproximadamente 225 mil da agricultura familiar e uns 25 mil de médios e grandes produtores. Assim, temos cerca de 700 mil produtores ou famílias de produtores que cultivam algo em torno de 1,5 milhão de hectares”, destacou o parlamentar petista.

Na mesma pauta, o deputado Marden Menezes explicou que não pode haver distância entre grandes e pequenos, pois todos são importantes. 

“Para estimular o pequeno, não podemos fechar a porta para o grande produtor ou negar sua importância. O pequeno está ali para assistir sua família, sua comunidade e é de extrema relevância o apoio a eles, mas o grande também tem sua importância, pois está empregando inúmeros pequenos e gerando impostos que entram na conta do governo", lembrou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES