Ondas de calor: entenda como o calor extremo se forma e assola o Brasil

As ondas de calor são caracterizadas pelo aumento significativo das temperaturas em uma determinada região por um período prolongado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A terceira onda de calor do ano está projetada para atingir seu ápice entre esta quinta-feira (14) e o sábado (16), persistindo até a próxima semana, conforme previsão dos meteorologistas. Cinco estados brasileiros - Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - devem registrar temperaturas máximas de até 5°C acima da média, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As ondas de calor são caracterizadas pelo aumento significativo das temperaturas em uma determinada região por um período prolongado. Geralmente, os meteorologistas consideram que o fenômeno ocorre quando as temperaturas ultrapassam em pelo menos 5ºC a média esperada por cinco dias consecutivos.

Para que uma onda de calor ocorra, são necessários dois fatores principais: a presença de massas de ar quente e seco e a formação de bloqueios atmosféricos, que impedem a movimentação das frentes frias para o continente. Esse bloqueio contribui para o acúmulo de calor no continente, intensificando as altas temperaturas.

O aumento da frequência e intensidade das ondas de calor está relacionado às mudanças climáticas globais, segundo especialistas. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que, nas últimas décadas, o número de dias com temperaturas acima da média tem aumentado progressivamente em todo o Brasil, refletindo o impacto do aquecimento global no clima do país.

O mapa mostra o Brasil sob uma onda de calor, com altas temperaturas sendo registradas em boa parte do país. — Foto: INPEPara mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES