Conheça 10 alimentos que ajudam a combater crises de alergia

Durante mudanças constantes de temperatura, as alergias respiratórias tendem a aparecer

Aprenda a potencializar o sistema imunológico por meio da alimentação | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eventualmente, pessoas sofrem com crises alérgicas, principalmente nas estações mais frias do ano. Porém, a maioria não sabe que esses problemas podem ser evitados, ou minimizados, com a ajuda de alguns alimentos. É, no entanto, muito possível que ao apostar em certos alimentos, consiga atenuar os sintomas, diz Sarah Hastings, especialista em vitaminas, ao jornal Mirror. 

A especialista fez uma lista com cinco alimentos, entre eles encontra beterrabas, cenouras e outros vegetais de raiz. Combatem a inflamação e, consequentemente, reduzem os sintomas, o mesmo se aplica ao gengibre, couve 'kale', salmão e outros peixes ricos em ómega-3.  Também os citrinos, nomeadamente, laranjas, limões, toranjas e limas são ricos em vitaminas e minerais saudáveis, que ajudam a aliviar os sintomas destas alergias.

Se você quer ficar livre das crises alérgicas, por exemplo, inclua em sua rotina alimentos saudáveis que contém agentes antioxidantes. Esses nutrientes inegavelmente promovem o fortalecimento do sistema imunológico, contribuindo contra a ação dos radicais livres. Veja uma lista de alimentos para crises de alergia:

1. Cebola

Muito usada como tempero, a cebola contém uma substância importante no combate a alergia, a quercetina. Consumir cebolas ajuda a desativar a histamina, que é, sobretudo, uma substância liberada pelo organismo quando este desenvolve reação alérgica.

2. Couve

As couves, como couve flor, couve manteiga e outras, contêm agentes protetores que atuam contra as crises alérgicas. Cada uma delas são principalmente ricas em carotenóides, que ajudam a proteger o organismo deixando-o mais forte.

3. Abacate

Conforme a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO) o abacate é rico em cálcio, um mineral muito importante no tratamento natural de alergias. Além disso, contém vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, olhos, pele e coração. Também possui vitamina B5, que ajuda no combate a alergias.

4. Brócolis

O brócolis é rico em vitamina C, que ajuda a fortalecer o organismo e a defendê-lo dos radicais livres. Além disso, possui carotenóides, que protegem o organismo.

5. Laranja

A laranja possui poderosos agentes antioxidantes por ser rica em vitamina C. Esta, por sua vez, combate os radicais livres e sendo eficaz contra todos os tipos de germes.

6. Salsa

Também conhecida como salsinha, o consumo regular inibe a histamina do organismo. Ela é rica em vitamina C e também possui propriedades antibacterianas.

7. Maçã

A fruta contém quercetina, um flavonóide com propriedades anti-inflamatórias que age como um anti-histamínico natural. A quercetina barra a liberação de histamínicos pelas células imunológicas, o que causa reações alérgicas.

8. Farelo de trigo

Ele é rico em magnésio e atua como broncodilatador, ajudando a função pulmonar em relação aos efeitos anti-histamínicos.

9. Alho

Você já deve ter ouvido que o alho é muito bom para combater gripes e resfriados, porém, ele ajuda a evitar crises alérgicas. Isso ocorre porque ele contém quercetina, um dos agentes anti-histamínico que protege o organismo.

10. Batata

Contém beta-caroteno em grande concentração, além de vitamina B6, magnésio e potássio, estes ajudam o corpo a combater inflamações. Também contém proteínas com propriedades antioxidantes. Além disso, as batatas contêm vitamina C, responsável em fortalecer o sistema imunológico e por reduzir a produção de histamina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES