Musculação ou aeróbico: qual a melhor opção para emagrecer mais rápido

Quando o objetivo é perder peso, a atividade física, aliada a uma alimentação balanceada, é a melhor opção

Musculação aliada ao aeróbico ajuda a emagrecer de foma mais rápida | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Perder peso está entre os objetivos de muita gente, sejam alguns quilos ou apenas aquelas gordurinhas localizadas em locais indesejados. No entanto, junto com este objetivo, geralmente vem uma dúvida bem corriqueira: qual a melhor forma de emagrecer, apostar na musculação ou em algum exercício aeróbico?

Segundo especialistas, a melhor forma é associando as duas modalidades de atividade física. De acordo com professora Carolina Adriano, os benefícios das duas atividades vão além de perder peso e dá para tirar proveito das duas. O aeróbico, além de gastar calorias e ajudar na perda de peso, ajuda no condicionamento cardiorrespiratório, dando mais fôlego e resistência para outras atividades.

“A musculação também tem um papel importante no processo de emagrecimento. Com ela, aumentamos a massa magra, que consome mais energia para sua manutenção. Ou seja, você queima mais calorias para isso”, explica. Além disso, o corpo continua tendo gasto calórico mesmo após o treino, ele continua gastando energia para se recuperar os estímulos causados pelo exercício. Além disso, a musculação ajuda a evitar lesões, principalmente em atividades aeróbicas de alto impacto.

Não é segredo para ninguém que a intensidade no treino faz toda a diferença nos resultados, seja no aeróbico ou na musculação, um treino leve não terá o mesmo efeito que um treino mais pesado. “Um treino de musculação bem orientado e na intensidade correta pode ser mais intenso e até provocar um gasto calórico maior que um treino aeróbio”, afirma Carolina.

HIITs são uma boa opção

Os treinos de alta intensidade (HIIT) que trazem exercícios aeróbicos e de fortalecimento costumam ser bastante eficazes. Eles levam o corpo ao limite, ajudam a acelerar o metabolismo e queimam calorias tanto durante o treino como depois. Mas é preciso cuidado ao praticá-lo. “Precisa respeitar o que chamamos de interdependência. Se o volume do treino for alto, a carga deve ser moderada ou baixa e vice-versa”, ensina Carolina. “A intensidade do treino é determinada ou pelo volume ou pela carga, nunca os dois juntos. Isso é válido tanto para treino aeróbio quanto para musculação”, completa.

Qual o segredo para emagrecer rápido?

O personal trainer Lucas Cortez explica que o emagrecimento rápido de forma saudável não existe. “Não dá para emagrecer de um jeito saudável rapidamente. Você precisa de constância nos treinos e disciplina na alimentação”, diz. “Além disso, é necessário descansar, dormir bem”, completa. Além disso, não adianta muito caprichar na musculação e aeróbico se você não cuidar da alimentação. É preciso que ela esteja alinhada aos seus objetivos para que os resultados apareçam.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES