Pesquisa revela relação entre ovos e colesterol ruim; entenda

O ovo faz parte da rotina alimentar de muita gente, mas ainda há dúvidas sobre sua relação com o colesterol

Pesquisa mostra que não há relação entre o consumo de ovos e o aumento do colesterol | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ovo faz parte da rotina alimentar de muita gente, por ser um alimento prático, de fácil acesso e rico em nutrientes. No entanto, ainda existem pessoas que têm dúvidas sobre a sua relação com o aumento do colesterol ruim. Mas para desmistificar essa crença, um estudo disponível no “The American Journal of Clinical Nutrition”, e abordado pelo Sport Life, mostra que essa tese não procede.

Como se deu a pesquisa? O estudo fez a análise de 146.011 pessoas residentes em 21 países do estudo PURE (Prospective Urban Rural Epidemiology). Além deles, também foram levados em consideração os 31.544 pacientes diagnosticados com doença vascular em dois estudos prospectivos multinacionais. 

O que foi percebido? O experimento identificou que se for comparado o consumo de sete ovos por semana com a ingestão de um ovo neste mesmo período não há com aumento do colesterol. Também não houve relação com risco de morte e doenças cardiovasculares. “Não encontramos associações significativas entre a ingestão de ovos e lipídios no sangue, mortalidade ou eventos cardiovasculares maiores”, diz um trecho das afirmações de um dos autores.

A visão da especialista

“Os resultados foram consistentes em diversas populações de diferentes regiões, fornecendo insights sobre o impacto global do consumo de ovos na saúde. O estudo destaca a complexidade dos fatores dietéticos e suas potenciais implicações em populações variadas”, afirmou em entrevista exclusiva para o Sport Life a nutricionista dos Hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, Marcella Oliveira.

Benefícios do ovo

Um dos principais benefícios: o ovo ajuda a manter e a aumentar a massa muscular. Essa talvez seja a vantagem mais popular desse alimento, principalmente entre pessoas que fazem atividade física. Isso se deve à leucina, elemento presente na clara. Essa substância ajuda tanto na hipertrofia de quem faz exercícios voltados para isso, quanto diminui a velocidade da perda de músculos, que acontece naturalmente com o passar dos anos.

Vantagens para a memória: esse é um dos benefícios do ovo que muita gente desconhece, mas a verdade é que esse alimento tem a capacidade de ajudar a melhorar a memória daqueles que o consomem com regularidade. A colina é a responsável por isso, uma substância que ajuda na ligação dos neurônios. Segundo os especialistas, ingerir dois ovos por dia garante a quantidade suficiente desse nutriente para melhorar a memória. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES