Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Jair Bolsonaro chega ao Piauí nesta quinta-feira e anunciará recursos

Jair Bolsonaro chega ao Piauí nesta quinta-feira e anunciará recursos
Jair Bolsonaro | Foto: Reprodução

19Por Rany Veloso

Como o blog falou no Jogo do Poder desta quarta-feira (29), o presidente da República, Jair Bolsonaro decola de Brasília por volta das 08 horas da manhã e deve chegar no Aeroporto de São Raimundo Nonato às 09h30 indo direto de helicópetero à cidade de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, para a inaguração de uma adutora do rio São Francisco. Logo em seguida sobrevoa o trecho da Transnordestina no Piauí, que vai da cidade de Eliseu Martins à divisa com o estado do Ceará. E quando aterrisar novamente no Piauí faz uma visita ao Museu do Homem Americano, que fica no Parque Nacional da Serra da Capivara. 

É a primeira viagem que o presidente faz após ser diagnosticado com Covid-19. Essa mesma agenda  estava marcada para o início do mês, mas teve que ser cancelada após o teste positivo para doença. Na semana passada, quando o ministro Rogério Marinho foi ao Piauí, Bolsonaro pensou que já estaria liberado do isolamento, mas seu segundo teste havia dado positivo novamente. Mesmo assim Bolsonaro arranjou um meio de se fazer presente, fez uma ligação de vídeo à comitiva.

Na oportunidade, Bolsonaro, que também será recebido por outros políticos da região e empresários, e anunciará recursos para obras no estado. De acordo com o coordenador da bancada federal do Piauí, deputado Átila Lira (PP), o presidente vai assinar algumas ordens de serviço para execução de obras no estado, como, as das BRs 135 e a 0-20. "Todos da bancada federal foram convidados. Eu fui convidado, mas já expliquei que não poderei estar presente por causa dessa questão da Covid-19. Eu estou em isolamento social e evita porque faz parte do grupo de risco", informou o parlamentar.

Deputado Átila Lira, coodenador da bancada federal do Piauí no Congresso

Essa também é a grande expectativa do senador Ciro Nogueira (PP/PI) que desde o início da confirmação da viagem do presidente ao estado tem feito de tudo para que o chefe do Executivo conheça o ponto turístico reconhecido internacionalmente. 

Além de Ciro Nogueira, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que esteve na cidade de Floriano na semana passada, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira irão acompanhar Bolsonaro na comitiva.

Ministro Rogério Marinho, Marcelo Moreira e Ciro Nogueira semana passada em Floriano

"Sua visita é muito importante para divulgar e atrair  turistas para conhecer essa joia do turismo sustentável, além do Museu da Natureza, que ainda poucos piauienses conhecem", pontuou Ciro.

Desde segunda-feira, uma equipe de logística e segurança da presidência organiza tudo para a chegada de Bolsonaro.

Como o blog havia falado, os senadores Elmano Férrer (Podemos), que é vice-líder do governo no Senado, e  Marcelo Castro (MDB), que também é próximo do governo federal, não irão receber o presidente, porque cumprem as medidas de isolamento social devido à pandemia, uma vez que fazem parte do grupo de risco. Elmano Férrer completa 78 anos no próximo sábado e Marcelo Castro tem 70 anos.  

Nenhum deputado federal confirmou presença. Uma das cotadas era Margarete Coelho, que é de São Raimundo Nonato, mas o blog informou com exclusividade que a deputada testou positivo para a Covid-19 nesta quarta-feira (29).

SOBRE A OBRA QUE SERÁ INAUGURADA NA BAHIA

Bolsonaro irá acionar o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) no município de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia. De acordo com o Palácio do Planalto, o empreendimento hídrico recebeu R$ 90 milhões em investimentos do Governo Federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Mais de 40 mil pessoas serão beneficiadas com água tratada e abastecimento regular. A região integra o chamado ‘polígono da seca’ e a população dependia de caminhões-pipa, chafarizes e poços tubulares com água salobra.

Para assegurar o término das obras, foram desembolsados mais de R$ 20 milhões em 2019 e 2020. “Os investimentos permitem que a população tenha mais qualidade de vida e, também, possibilitam oportunidades para o desenvolvimento da região. Por isso, o Governo Federal tem priorizado os recursos necessários para garantir a segurança hídrica, especialmente no Nordeste”, ressalta o ministro Rogério Marinho.

A captação ocorre no lago de Sobradinho, no município de Pilão Arcado, e a estrutura cruza diversos povoados até chegar a Campo Alegre de Lourdes. No total, 71 comunidades serão beneficiadas nos dois municípios. Na sede e povoados, a água será domiciliar; em algumas regiões da zona rural, será por chafariz – fonte para uso comunitário instalada em pontos estratégicos.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar