mais

Marcelo Castro espera votação de projeto que regulamenta emendas na sexta

O senador foi indicado como relator do tema que tem provocado desentendimentos

Marcelo Castro espera votação de projeto que regulamenta emendas na sexta
|

Por Rany Veloso

O senador Marcelo Castro (MDB-PI), quer apresentar o parecer do Projeto de Resolução com novas regras para as emendas do Orçamento, nesta sexta-feira (26), quando deve ser realizada sessão do Congresso Nacional para apreciar a matéria.

Castro pretende cumprir à risca a decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu as emendas de relator até que o Congresso reveja as regras, sobretudo de transparência, dessa modalidade de despesa.

O senador defende a existência das emendas, desde que tenha um limite de valores e seja especificada a quantia, o nome do parlamentar e para onde ele está destinando. 

"Não se pode demonizar as emendas de relator, que sempre existiram e continuarão existindo, na minha percepção. O problema está na quantidade, um excesso que precisa ser corrigido. Eu defendo que seja estipulado um limite para esses recursos e que sejam fortalecidas as emendas de bancada e de comissões, analisadas por parlamentares que possuem amplo conhecimento sobre os temas específicos e as demandas prioritárias de seus estados".

O prazo para essa definição está no limite, pois as novas regras irão valer para o Orçamento de 2022 e para normalizar as emendas de 2021 que já foram previstas, executadas e estão suspensas.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail