O preço da manutenção da democracia é a eterna vigilância

A Nova República veio como uma esperança de levar o Brasil ao patamar das nações democráticas civilizadas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nossa República fez 134 anos. De 1889 até 1985 vivemos tempos de sobressaltos com autoritarismo, golpes, tentativas de golpe e ditaduras. Os momentos democráticos foram breves. Nesse período o Brasil conviveu com números pavorosos na saúde, educação, saneamento, desnutrição e distribuição de renda. Um país para poucos.

A Nova República veio como uma esperança de levar o Brasil ao patamar das nações democráticas civilizadas e, principalmente, melhorar a vida da população. Não cumpriu tudo, mas evoluímos. 

O Brasil resolveu a hiperinflação, colocou toda criança na escola e deu o direito de voto a todos. O país saiu do mapa da fome, universalizou o acesso à saúde e levou médicos a lugares onde eles nunca estiveram. Distribuiu renda como nunca havia acontecido antes. Deu previsibilidade à economia, organizou o Estado e criou uma reserva de dólares que nos permitiu resistir a crises econômicas vindas do exterior, que antes nos massacravam como tsunamis.

Falta muito. Segurança, justiça, meio ambiente, saúde, combate à pobreza. Mas, de novo, evoluímos.

A grande maioria desses avanços ocorreu nos governos de Fernando Henrique, Lula e no primeiro mandato de Dilma. 20 anos de economia com previsibilidade, disputa política civilizada e respeito entre os poderes. 

O povo foi às ruas em 2013 numa mistura de protesto justo por mais participação e mudanças rápidas. Mas o movimento foi atropelado pela anti-política, pela pós-verdade e pelo novo protagonismo das fake news na cena política. Sobreveio daí uma divisão profunda na sociedade que trouxe a superfície um reacionarismo e um obscurantismo que pareciam inermes.  Voltaram as incertezas, os ataques a democracia e a instabilidade que avariou gravemente a economia, ameaçou o equilíbrio entre os poderes e  o próprio sistema democrático.

A experiência nos mostra, independente das preferências ideológicas, a receita que dá certo no Brasil.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES