Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Lula tem cirurgia marcada e não anunciará o novo PGR, indica Padilha

O presidente, aos 77 anos, tem relatado desconforto na região dos quadris ao longo de vários meses.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (25), o ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está agendado para passar por uma cirurgia de artroplastia do quadril para tratar uma artrose na sexta-feira (29). O procedimento será realizado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.

Ademais, com a atenção dispensada à saúde nesta semana, o presidente não anunciará o nome do novo Procurador-Geral da República, que irá substituir Augusto Aras - indicado na gestão Jair Bolsonaro (PL). 

Leia Mais

Padilha faz anúncio sobre a cirurgia de Lula (Foto: Cinthia Lages)

Lula tem reclamado de dores

A artrose é caracterizada pelo desgaste ou perda da cartilagem em uma articulação. Na cirurgia de artroplastia do quadril, a articulação danificada é substituída por uma prótese, proporcionando alívio da dor e melhora na mobilidade.

O presidente, aos 77 anos, tem relatado desconforto na região dos quadris ao longo de vários meses. Em julho, já havia anunciado sua decisão de realizar a cirurgia para amenizar as dores e recuperar sua qualidade de vida. Ele expressou a importância de manter-se em bom estado de espírito para cumprir seu compromisso de liderar o país rumo ao sucesso.

Lindôra Araújo no comando

Com o término do mandato de Augusto Aras, previsto para esta terça-feira (26), a atual vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo, assumirá interinamente a liderança da Procuradoria-Geral da República. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto que o presidente Lula fará a escolha do substituto no momento oportuno. No entanto, essa decisão só deve ocorrer após conversas com eventuais candidatos, sendo que isso não ocorrerá antes da sexta-feira (29), quando Lula passará por uma cirurgia de implantação de uma prótese no quadril.

De acordo com o regimento do Ministério Público Federal (MPF), o vice-procurador-geral da República substitui o procurador-geral da República em caso de impedimento e é designado pelo procurador-geral da República dentre os integrantes da carreira, com mais de 35 anos de idade. Em caso de vacância, o vice-presidente do Conselho Superior do MPF assume o cargo de procurador-geral da República até que haja uma nomeação definitiva.

O ministro Padilha estava acompanhado dos líderes do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e do Senado, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), durante uma reunião com o presidente Lula. O governo busca acelerar a aprovação de medidas importantes que estão em tramitação no Congresso, como o programa Desenrola, criado para combater a inadimplência no país, oferecendo condições especiais de renegociação de dívidas. O Centrão ameaça atrasar as votações como forma de pressionar o governo a conceder mais cargos aos partidos. Padilha tentou minimizar essa ameaça, destacando que os parlamentares reconhecem a necessidade e os benefícios do Desenrola.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES